domingo, 14 de abril de 2013

E A EDUCAÇÃO CONTINUA RUIM.....

Desde o início da divulgação desse diário virtual, onde são postados alguns comentários pessoais, na forma de artigos de opinião sobre a educação, principalmente, aquela ofertada de maneira pública e gratuita a população, é que recebo algumas críticas e elogios oriundos de diversas regiões.                                        
Os artigos revelam aspectos da situação ruim que se encontra a educação. Divulga-se o texto sem envolvimento com partidarismos e sem outro interesse que não contribuir de alguma forma, com a melhoria do trabalho desenvolvido nessa área social crucial da comunidade. Nessa ação voluntária, de pouco apoio, significado e abrangência, são abordados, dentre outros assuntos: salário baixo do professor, estado de desânimo dos dirigentes, infra-estrutura imprópria, abandono pelos políticos administradores, aprendizagem insuficiente e oferta de qualidade ruim desse serviço ao povo.  
Pode-se dizer que são velados alguns poucos comunicados recebidos como resposta a essa publicação de opinião. Correspondem a críticas que não contribuem para a melhoria de desenvolvimento do tema. Enviados na forma de e-mail Cco, talvez para não despertar a curiosidade, parecem revelar interesses políticos não explicitados. Alegam motivos vários. Desviam a discussão do assunto principal e que diz respeito, geralmente, ao questionamento sobre o estado da qualidade de funcionamento do ensino público.                                                                                              
Por outro lado, algumas mensagens recebidas, são revestidas de elogios construtivos, chegando até mesmo a contribuir para a melhoria da publicação. Houve caso onde ocorreram sugestões de correções do texto. Houve ainda contribuição que elevou a qualidade do teor redigido. Na ocasião, apresentaram-se argumentos valiosos que não foram utilizados na publicação efetivada. De qualquer forma, é importante anotação desses fatos porque demonstram que existe alguma repercussão. A resposta aos artigos de opinião, favorável ou não, revela uma positividade que se espera refletir na escola para alteração do estado de desleixo. Acredita-se ainda que o ensino seja o responsável maior por criar possibilidades ao indivíduo de agregar valores. De potencializar ações que conduzem a melhoria. Isso corresponde ao que aqui realmente interessa. Não existe nenhum outro interesse.                              
Ora, os artigos objetivam estimular o que realmente ocorreu nesse site: posições contrárias e favoráveis que deverão ser adotadas ou não pelos leitores.  O próprio Ministério da Educação divulga dado revelando as condições ruins de dependência de investimentos e de docentes qualificados, que continuam existindo, surpreendentemente, ainda hoje, na educação do século vinte: “A nota do ensino médio está abaixo do patamar dos quatro pontos na maioria das regiões do país. A média dos países melhores organizados política e administrativamente, é de seis pontos1.”              
  Destaco já de muito tempo, essa questão difícil de ser trabalhada, que consiste na qualidade do ensino, porque ela é uma das causas maiores de produção de desigualdades. Vide a situação absurda nesse sentido, traçada pela professora Amélia Ramze, no seu artigo: “educação e Capitalismo: e a fala continua2”.
Referências:

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