Gestão escolar pública
Podem-se enumerar várias dificuldades
quando se menciona a gestão pública escolar, até mesmo no ensino superior das instituições federais e
particulares. Quando participava como diretor, de uma dessas grandes Unidades Federais,
procurava lidar com alunos, docentes e funcionários, considerando o contexto como
um todo, i.e., uma comunidade acadêmica. Insistia em não priorizar o interesse pessoal e/ou de grupo isolado, porque inclusive, contava com o
apoio da maioria.
Prioridade para a Instituição
Trabalhava, em tempo de horário
integral, para que a melhoria progressiva da qualidade do serviço daquele
Instituto de Ciências Biológicas pudesse estar sintonizada com as ações que
beneficiasse o crescimento geral. Não havia muita preocupação com o resultado
favorável da eleição obtido na votação direta que nos elegera. Havia sim, no
plano de metas estabelecido, em detrimento de qualquer outra conveniência, o interesse institucional considerado em primeiro lugar.
O ensino é o mais importante
Dessa forma, independente de
partidarismos políticos e com a abnegação de angariar simpatia para uma
possível re-eleição, a administração dificultava decisões adotadas somente para
atingir objetivos pessoais, de grupos, ou políticos ideológicos. Apesar de constar
no estatuto de que o ensino, a pesquisa
e a extensão são indissociáveis, procurava-se no labor diário, o entendimento de
que o ensino era a mola mestre que movia
o Instituto.
O aluno é a fonte de riqueza
A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão,
ofertava as disciplinas constantes do
ciclo básico de graduação dos cursos
profissionais da área biológica e da
saúde. Considerava-se o corpo discente como algo do que mais importante havia. A ele cabia a prioridade dos investimentos.
Era chamado de o “potencial do povo” que enriquecia, continuamente, ao
vivenciar o dia a dia escolar. O aluno contribuiria para a coletividade, não sendo uma propriedade
pessoal de quem quer que seja.
Funções do graduado na sociedade
O profissional formado, ao desempenhar
suas funções na sociedade, contribui para a cidadania. Manifesta esclarecendo,
por exemplo, que os aposentados não representam
dificuldades que lotam hospital desaparelhado. Pelo contrário, podem
auxiliar na construção dos mais lídimos anseios de elevação da coletividade,
como é o caso de promovê-la, não atuando, portanto, somente na coleção de
riquezas particulares. Havia assim, a liberdade no serviço que aflorava a responsabilidade.
Importância da administração
A gestão administrativa influencia no
sentido de mostrar que cada um representa a parte de uma comunidade sistemática,
que contribui mais para o crescimento do todo e muito menos para a satisfação
de vontades individuais. Influencia no sentido de mostrar que diante do meio
ambiente, haverá uma relação respeitosa,
mutuamente benéfica, aos seres associados na cadeia alimentar e não como o
dono majestoso e poluidor.
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