i.
Diminuição da relevância
O
trabalho de pesquisa, bem como, a divulgação dos resultados, já não é tarefa
exclusiva da Universidade Federal. As entidades particulares e a mídia
eletrônica conseguem também realizar esses serviços e até evoluem mais
rapidamente. Essa forte concorrência diminuiu a relevância da IFES. A valorização docente adequada
dificultará as particulares de possuírem
melhores docentes ensinando para alunos
menos preparados.
ii.
Reforma de grade curricular
Ao
exercer as funções de Coordenador de três Cursos de Graduação em Ciências
Biológicas, ofertados pelo Instituto Federal de Ciências Biológicas, presidi uma
Comissão de Reforma Curricular que vigorava defasada, à mais de
vinte anos. Esse trabalho enfatizou a
formação básica e a participação de todos os envolvidos. A especialização pode desatualizar mais facilmente, face as mudanças freqüentes na
sociedade.
iii.
Bases da reforma
Os encaminhamentos durante a reforma foram: redução
de aulas teóricas e investimento em novas tecnologias. Recomendou-se: ênfase nas aulas práticas laboratoriais
e de campo que contribuem inclusive com o espaço físico interno. A grade não se atrelaria ao mercado de
trabalho, mas também não
ignoraria a realidade da comunidade. Havia a noção de a escola
pública ser vinculada a localidade onde
se insere.
iv.
Pós-graduação
A
Pós-graduação (PG) instalou-se definitivamente como um objetivo da IFES. Exigiu
boa parte da carga horária de ensino que por sua vez, deve ser reconhecida.
A orientação e a coordenação de pesquisa são tarefas que também requisitam consideração. Devido
à relevância sobre a atualização de conhecimento, a PG não pode mais ser destinada somente para a elite. “Aprender e aprender,
para ganhar e ganhar” (Martin Luther
King).
v.
Dados estatísticos
O formando reclama de falta de vagas no mercado. Sugere-se
que a IFES contribua preparando um banco de dados dos alunos matriculados, egressos
e da evasão escolar. O conhecimento
da realidade após o curso auxilia a
promoção de ajustes. A Universidade nos USA, onde participei,
apresentava um desses bancos. Apoiavam inclusive na contratação dos graduandos auxiliando
com lista de vagas em empresas diversas.
vi.
Curso x comunidade
Nas
inúmeras reuniões acadêmicas que participava, discutia-se a interação da
Universidade versus sociedade. Qual é a compreensão sobre o mercado de trabalho? Não se pode funcionar somente
intramuros! Que contatos existem com o mercado local, nacional, etc.? A IFES deve acompanhar as mudanças da
sociedade, mas se constituir também em um agente dessas alterações1.
Porque não criar uma feira das profissões?
vii. Nada resolvem
A
exploração excessiva de programas de baixa monta pelos órgãos governamentais,
melhoram e não resolvem, é uma mera rotineira. Foi divulgado pelo MEC que as vagas de cursos como
Química e Biologia, serão destinadas somente aos egressos de escola
pública. A educação necessita é de
investimento maciço, aproveitando o
potencial popular interessado e abrindo vagas suficientes para atender a demanda.
Referencias
1- http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.1/05.pdf
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