O professor no município de Goiânia percebe como remuneração mensal cerca de R$1.600,00 reais porque houve nesse em janeiro de 2013, o anuncio de aumento correspondente a 8% do salário. O prefeito na mídia televisiva, esclareceu que realizava esse investimento, porque a única forma de desenvolver o país é pela educação.
O chefe do executivo local acredita mesmo que vai promover/estimular o ensino? Porque não adota medidas que realmente resolva o problema de qualidade, de vagas insuficientes e da insatisfação generalizada que se encontra o pessoal da educação? Uma diarista que não precisou estudar, consegue ganhar essa remuneração trabalhando cinco dias por semana. Porque o político não abandona os subterfúgios e enfrenta a questão de frente investindo a verba pública com mais parcimônia.
Uma solução para a melhoria do ensino seria mesmo a criação de meios para que a população pudesse acompanhar a oferta do serviço público obrigatório de ensino. Haveria inclusive um calendário de reuniões onde ocorreriam os encaminhamentos devidos. Seria criado um instrumento de força para ser usado no sentido de alertar, aperfeiçoar, corrigir e de solicitar a melhoria da autoridade competente, visando adequação de procedimentos, de infra-estrutura e demais assuntos relacionados.
O salário que desvaloriza o profissional mostra claramente o que todos sabem. A educação não é prioridade. Conforme o prefeito, a educação é a única forma de desenvolver o país. Porque então o discurso não é acompanhado das ações que promove a credibilidade? Seria para conseguir o desenvolvimento equilibrado e sustentável? Se as Instituições responsáveis pela oferta dos três níveis de ensino, não possuem os recursos suficientes para atingir a qualidade que se anseia, porque não ocorre modificação dos procedimentos e/ou das diretrizes políticas visando buscar a solução? Será que a estrutura de poder instalada não aconselha? Não há interesse por quê? É do conhecimento geral que os recursos existem. Cabe aos vereadores, demais políticos e até mesmo a imprensa, a fiscalização dos procedimentos adotados. Porque então até hoje, se admite ainda esse estado de desapreço?
Porque concordam em deixar o sistema educacional se arrastar? Porque permitem que continue essa situação ruim que se encontra entre as piores do mundo? É preciso destemor quando se assume o cargo administrativo! A educação já foi tão retalhada que é preciso nesse mmento ultrapassar limites! Somente atenuar o problema interessa a quem? É preciso sonhar e ter ambição para atingir a solução, isto é, para acertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário