i. aposentadoria integral
Esse benefício era um dos poucos,
concedidos ao professor com justiça, após longos anos de trabalho árduo. O que
aconteceu? Modificaram o processo? Como esse assunto se organiza hoje em
dia? Desvalorizaram ainda
mais a profissão?
♣ ♣ ♣
ii. substituição do licenciado pelo
bacharel
O bacharel pode substituir o professor
licenciado em suas atividades de ensino? O bacharel pode exercer outras atividades técnicas! Essa
discussão não deveria ser mantida? O
professor é preparado para ensinar e o bacharel para cuidar de “coisas”,
materiais, etc.
♣ ♣ ♣
iii. qualificação de pessoal
♣ ♣ ♣
A
deficiência nesse assunto é grave. A estrutura para o trabalho pedagógico é
admiravelmente falha. Falta tudo: salas, carteiras, mesas, equipamentos,
laboratórios de ciências, informática, internet, biblioteca, quadro negro, etc.
♣ ♣ ♣
v. aparelhamento de instituições escolares
O modelo de funcionamento das
instituições de ensino, órgãos, entidades, etc. administrados por dirigentes
norteados por ideologias partidárias, camuflados ou não, ao invés de pessoal
técnico, contribui para as dificuldades na qualidade!
♣ ♣ ♣
vi. sindicatos
Aparelhados ou não, apresentam
tendência de centralização. É importante a dinamização, fiscalização e
transparência!. O uso de votação de maioria, muitas vezes, não convence
ninguém! Os diversos assuntos nacionais podem ser trabalhados pela
descentralização.
♣ ♣ ♣
vii. autonomia do ensino
Em que consiste exatamente a liberdade
constitucional? Qual
é a política de governo para a criação de vagas docentes do ensino nos três
níveis? Qual é a natureza
jurídica mais adequada das fundações nas Universidades federais e demais
escolas?
♣ ♣ ♣
viii. mesa de negociações
As negociações entre a representação do
professor e o patrão não deveriam se estabelecer em torno somente do salário. Seriam também entabuladas sobre o
orçamento das IFES, bem como, das escolas do ensino fundamental e médio.
♣ ♣ ♣
ix. pesquisa e extensão
Qual é a política de incentivo a pesquisa e
a extensão do governo para as IFES e demais instituições escolares? A
representação docente deveria discutir o assunto? Sugerir modelo de aplicação?
E quanto ao orçamento de OCC e da iniciação científica?
♣ ♣ ♣
Deve resolver,
em definitivo, a questão da educação que foi degenerada ao longo dos anos,
evitando a exclusão e a favelização! Porque
não se discute essa situação elitista permanente, nos plenários governamentais
de todo o país?
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