1 OBSERVE que o ensino superior de qualidade é complexo e dispendioso. A pesquisa técnica-científica promove grande impacto sobre os custos de manutenção.
2 OBSERVE que a busca de relevância social pela instituição ocasionou a ampliação, expansão e diferenciação de suas atividades. Houve, portanto problemas de gestão, de qualidade e de financiamento.
3 OBSERVE que os gestores desse complexo educacional definiram e aplicaram estratégias de melhoria da produção. Os resultados obtidos foram diversos e não garantiram a auto-suficiência duradoura.
4 OBSERVE que o problema imediato é a dotação orçamentária. Os recursos atingiram um patamar difícil de manter. Os custos crescem e as demandas pressionam por diversificação de serviços.
5 OBSERVE que na França e na Itália há uma norma que possibilita a sintonia do ensino superior com a comunidade. Permite a participação de prefeitos municipais nos Conselhos.
6 OBSERVE que se trata de criar capacidade de autogestão para livrar a instituição da penúria. Essa situação é decorrência dos vícios de um sistema segmentado? Engessa-se o ensino superior federal com legislações?
7 OBSERVE que quando não se conhece a competência das universidades não se preza esses órgãos e se reforça o seu isolamento. Elas participam da mudança que queremos ver no mundo?
8 OBSERVE que a graduação é a primeira função da universidade. Esse curso determina a competência dos profissionais? Constituem a principal demanda social da comunidade? Precisam de estímulo maior?
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