OBSERVEM que o governo despertou muita preocupação, novamente, quando adotou a política excludente de aposentados, no projeto de reestruturação da carreira docente. O plano teve a sua tramitação suspensa, mas foi apresentado em reuniões realizadas com as entidades representativas da categoria. Pretende-se acentuar o achatamento salarial e desvalorizar ainda mais a profissão, sem isonomia?
OBSERVEM que a tramitação do plano de carreira foi interrompida. O docente e o funcionário das IFES sofrem as penúrias, porque não receberam nem sequer o reajuste conforme a inflação. Entra governo, sai governo e o trabalhador da educação continua em baixa. Porque não estabelecem uma política salarial com “data base”? Firmar acordo de aumento salarial temporário não prejudica a todos?
OBSERVEM a importância do Proifes em fortalecer o corpo docente ao criar uma Federação de Sindicatos Locais de IFES. Uma Federação que aproxime dos associados e fortaleça a parceria. Para isso, não é preciso haver conversação continua entre o Proifes, ADUFSC, ADUFGRS, APUBH e demais entidades filiadas? Não é importante a receptividade, a captação de novas academias e a concretização de apoio?
OBSERVEM que o PNE anterior não foi cumprido. O PNE precisa primar efetivamente pela qualidade no ensino. Se a questão da educação for realmente enfrentada, não resta dúvida que o problema será solucionado. Como nada é definitivo, estando tudo sujeito a alterações, não seria de bom alvitre adotar um mecanismo de avaliação semestral sobre a aplicação do PNE-2011?
OBSERVEM a recente incursão que o MEC fez sobre os CAPs das universidades. Acenaram para a possibilidade de municipalização. Após a reação da comunidade, desfizeram a “confusão” e disseram que os colégios são importantes da forma como estão. Porque a política de desobrigar-se vem à tona freqüentemente? Querem economizar com a educação? Prá que? Prá quem? Prá mim?
OBSERVEM o “Qualis” da CAPES que classifica segundo índices quantitativos, os veículos de publicação em cada área da Ciência. A qualidade do artigo é ligada a índices bibliométricos. Essa compreensão não está equivocada? Alardeiam que o “Qualis” é um instrumento para avaliar cursos. Na prática, essa recomendação não está servindo para avaliar os pesquisadores?
OBSERVEM o sistema de aquisição de materiais das IFES. Existe tanta regulamentação entulhando a administração que a tramitação de compra, torna-se lenta excessivamente. Imaginem um processo proveniente das diferentes unidades com centenas de itens. O trabalho de desburocratização não elevaria a presteza e a qualidade do serviço prestado pelas IFES, sem diminuir a segurança?
OBSERVEM o envolvimento do MEC com as questões relativas às IFES. Após seis meses, o SESU pressionado pelos docentes, em reunião do dia 15/06, vai se informar junto ao MPOG sobre o assunto que foi concordado anteriormente. Ora, não seria importante instituir as Comissões de combate as medidas de enfraquecimento? A subserviência desconhece a educação e nunca ouviu falar na disciplina.
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