SAÍDA RUMO AO
ENSINO DE QUALIDADE
i.
Progresso do
ser humano
O
aparelhamento político das instituições, incluindo as escolares, adicionado aos
interesses menores, pessoais ou de grupo, prejudica o desenvolvimento integral
do ser humano. A sobrevivência com dignidade na sociedade atual é dependente do
saber obtido a partir da qualidade do ensino que capacita para a plena
realização. Infelizmente, ao contribuinte de impostos múltiplos e elevados esse
auxilio é ineficiente.
ii. Avaliação para a solução
A vigilância,
deve se apresentar de forma contínua e através das representações organizadas
sem aparelhamento. A situação de
ruindade escolar assusta, porque aumenta até os dias de hoje, o número de
analfabetos que necessitam da cultura salvadora. Será benéfico o seu banimento
da história escolar pública brasileira, terminantemente. Somente assim haverá o
crescimento com mais igualdade.
iii.
Onde está a
saída?
Urge,
portanto, a criação de uma base popular para avaliação do ensino. Cabe ao
governo, oferecer a escola suficiente e de qualidade em seus três níveis. A
dificuldade existente no sistema educacional gratuito há que ser trabalhada e
extinta. As metas a serem atingidas
devem ser estabelecidas com ambição e trabalhadas arduamente. A economia do
país encontra-se entre as maiores do mundo.
iv.
Criar empregos
pela força da cultura
Os
refugiados, que são a calamidade do mundo atual, se tornam vítimas de problemas
dessa ordem. Guerras, revoluções internas, regimes ditatoriais, terrorismo,
perseguição entre grupos, etc., são decorrentes também da existência de um
sistema educacional fraco que não atende as necessidades do povo. Educação
falha produz elevação da violência com diminuição de vagas de trabalho.
v.
Ensino para crescer
O Brasil apresenta
índices de violência enormes. Homens e negros são as vitimas maiores. É verdade
que a política pública para a qualidade no ensino apresenta deficiências? As
esperanças de acabar com as dificuldades existem? Os interesses pessoais
atropelam a labuta real que se faz no magistério? Obter-se-ia mais sucesso se houvesse menos
disputa pelo poder, pelos cargos e pela ideologia partidária.
vi.
Situação do
professor - 01
No Brasil,
todos dizem que a educação é importante para o crescimento do país. Entende-se, portanto, que a má qualidade e a
insuficiência de vagas são conseqüências da falta de ações a respeito. Além
disso, o procedimento de valorização do professor na sociedade, nos diferentes
níveis de ensino, deixa bastante a desejar. Dessa forma, a melhoria de vida da
população distancia da felicidade que se anseia.
vii.
Situação do
professor - 02
Seria eficiente
se o investimento no ensino despertasse a comunidade no sentido de considerar o
professor como merece. As licenciaturas não apresentam demanda significante.
Muito menos do pessoal melhor, oriundo do ensino fundamental e médio. Não basta destinar mais verba para a educação
em comparação com outras áreas. São importantes enfim, as medidas transformadas em atos.
viii.
Planejamento
rigoroso
Urge a
elaboração de um plano nacional de educação, saúde, moradia, transporte e meio
ambiente que possam funcionar. Executar projetos na área social que atendam aos
anseios de melhoria da população e que já foram manifestados pelas ruas, redes
sociais e PECs junto ao Congresso Nacional. A função dos partidos políticos é
sustentar o regime democrático representativo.
ix.
Sindicato -
01
Os
sindicatos vinculados ao ensino, de alguma forma, precisam inovar e progredir
modificando inclusive a gestão administrativa. Grupos partidários associam-se e
adotam decisões que podem interessar muito mais as vontades particulares. Pior ainda, em alguns casos, divulgam notícias
que somente parecem corresponder aos anseios gerais de melhoria para a
população.
x.
Sindicato –
02
O sindicato
dirigido politicamente dificulta a obtenção da produção rica em instrução que
por sua vez, pode conduzir ao bem estar da sociedade. Portanto, fica evidente a
importância da renovação contínua do quadro administrativo dessas instituições.
Os grupos que se apegam aos cargos, transformando a participação temporária em
contínua, não simplificam a lide para a obtenção de benefícios.
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