i.
Ensino fundamental
Em artigos anteriores foi
destacado o ensino fundamental que ainda aguarda socorro das autoridades. Muito
claro se torna a necessidade desse nível de ensino ser auxiliado pelo governo
federal. O Congresso Nacional pode estimular o cuidado especial, a fim de
aproveitar o potencial que o país possui. Essa reflexão entende que não é de
interesse abandonar o ensino básico.
ii.
Municípios diferentes
Observe a irregularidade da
oferta desse serviço à população, pelos diversos municípios brasileiros. Alguns
apresentam condições e também diretrizes politicas que favorecem a rede de
escolas. Outros municípios, com menor disposição de recursos, mostram condições
precárias gerando a desigualdade que conduz aos diversos infortúnios que se
observa na sociedade.
iii.
Carreira
Quanto à valorização
profissional do docente, alguns estados através de seus municípios, mostram
melhores condições que outros. No entanto, todos eles até agora, apresentam planos
comuns de baixa remuneração que não
desperta ninguém para dedicar-se à carreira. Até pelo contrário, originam
movimentos variados de reivindicação, como as greves.
iv.
Reforma dos ministérios
Vários países do mundo
construíram uma estrutura própria para gerir o ensino fundamental. Portanto,
essa iniciativa não consiste em nenhuma novidade. Observe que naquelas regiões,
a educação deu certo. Sabem que essa
área é estratégica. Sabem inclusive que o ensino superior depende dela. Porque
não introduzir o assunto em algum ministério?
v.
Carreira
O ciclo básico apoiado
dessa vez, por todos e transformado em sua configuração, teria uma carreira docente
cuja valorização destaca o professor na comunidade. Haveria de servir de modelo
para os demais segmentos do ensino. Seria obrigatório o cumprimento de
atividades do magistério, para ascensão ou remuneração, em qualquer nível que se esteja.
vi.
Projetos
O antigo arquetipo de
fazer politica, i.e., a oposição e a situação, acusando-se mutuamente,
procurando a desvalorização política, um
do outro, nos locais de debates e demais oportunidades possíveis, não consiste
no trabalho que o povo espera. Aguardam-se projetos construtivos como
proposições que podem ser colocadas em prática.
vii.
Medidas nacionais
Observe como no Brasil, o
mais importante dos três níveis de ensino, acaba sempre sendo o superior. Essa tendência se expressa
claramente quando se adota uma medida nesse segmento. Repercute nacionalmente
porque o patrão é o governo federal. Bem diferente das medidas escolares
adotadas localmente pelas mais diferentes prefeituras locais.
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