terça-feira, 5 de novembro de 2013

A DENGUE PIOROU



i.                  Aumento de casos

 O número de infectados com o vírus da dengue, que apresenta quatro  formas, somente em Goiânia, que é uma capital com  mais de hum milhão e trezentos mil habitantes1. Possui ainda oitenta anos de fundação, distando duzentos quilômetros de Brasília. Está  situada no Centro Oeste do Brasil.  Em 2012, houve cerca de treze mil pessoas contaminadas. Já em 2013, ocorreu  mais de cinquenta mil registros da doença.

 
ii.                 Sintomas

 A Dengue,  virose endêmica, é transmitida pelo mosquito hematófago (pernilongo) que causa febre, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça e vermelhidão na pele, inviabiliza o doente para o trabalho por, aproximadamente, sete dias ou mais. Apresenta ainda como caraterística, um nível baixo na contagem de plaquetas no sangue, quando se faz o exame  chamado hemograma.

 
iii.              Serviços sociais obrigatórios

 Muito evidente se torna que uma das causas da elevação do número de infectados se deve as questões relacionadas à qualidade da educação, saúde, transporte, segurança e condições gerais de vida da população. O povo é o principal responsável pelo primeiro combate à doença. Assim o faria e muito bem, se houvesse há muito tempo atrás, a disponibilidade dos recursos públicos  garantindo os benefícios  acima citados.

 
iv.              Locais de acúmulo de água

 
 O comportamento básico para prevenção é não deixar água parada em qualquer  recipiente ou local que seja2. Somente em Aparecida de Goiânia, grande cidade limítrofe de Goiânia, a vigilância sanitária recolheu dias atrás, centenas de pneus  descartados  nas ruas e terrenos baldios. Além disso, note que  as milhares de flores  conduzidas ao cemitério no feriado de finados, são  envolvidas em sacos plásticos que acumulam água.

 
v.                 Coligações

 
Óbvio que as coligações partidárias, bem conhecidas,  contribuem para a situação de alto risco  da saúde.  Inibem a livre escolha na eleição e dificultam o regime democrático. Há perda da liberdade de pensamento. Além disso, a justiça deve  robustecer-se. Agir rapidamente, inclusive nos casos de corrupção, sob pena de não se levar o país a sério. Um julgamento que leva quinze anos, quem acredita?

 
vi.              Aumento de incidência

 
Uma dificuldade dessa doença é a falta de tratamento. Atualmente há medicação somente para aliviar os sintomas. Felizmente, uma vacina  se encontra em fase final de testes, em algumas capitais brasileiras3. Os resultados serão comparados com aqueles obtidos em outros países, onde há também regiões endêmicas. No entanto, a verdade é que a incidência no Brasil vem aumentando muito, de ano para ano.

Referencias 

 1 -http://www.sindmetalgo.com.br/s/ultimas/goiania-tem-1-3-milhao-de-habitantes-de-acordo-com-estimativa-do-ibge

 
2-http://www.combateadengue.com.br/prevencao-da-dengue/

 
3=http://g1.globo.com/luta-contra-a-dengue/noticia/2011/10/vacina-contra-dengue-e-testada-em-cinco-capitais-brasileiras.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário