i.
O reconhecimento
O Brasil sobrevive, a
duras penas, por crises e mais crises políticas e econômicas, já por longas datas. Os políticos partidários de diferentes
matizes não promovem, por razões diversas, o mais importante para o país que
diz respeito à valorização do professor. A esse profissional cabe instruir ao
povo o rumo a ser percorrido.
ii. Salário destacado
O investimento de verba
pública deveria estruturar toda a
rede de ensino gratuita, com a qualidade mínima aceitável. Dispor ao
docente o salário elevado que merece, atrai inclusive os bons estudantes. A carreira do
magistério seria disputada e haveria rendimentos maiores para a sociedade pelo
aumento das oportunidades.
iii. A
melhoria de vida
Para isso, basta
observar os países industrializados com destaque de produção no mundo. Fizeram
justiça ao mestre! Note que nessas regiões, a escola funciona. Eles percebem salários situados entre os mais
significantes. O professor nesses países,
constitui a base do crescimento que produz o enriquecimento.
iv. Retorno
de impostos
Se os políticos não
conseguiram e as instituições estatais não funcionaram, então a população
ordeira, sob as várias formas de participação, poderá obter o êxito de agregar
valor a produção. Essa conquista será atingida através do professor e da escola
pública de excelência, ainda a ser
ofertada ao povo.
v. Remuneração
expressiva
A política favorável,
dessa vez dirigida a formação do
magistério, despertará para o treinamento do professor. A competência esperada, terá que ser construída para atingir os desideratos da pedagogia. Entretanto, não
há reforma do ensino capaz de resolver a questão, sem ponderar sobre a carreira
docente com bons vencimentos.
vi. Vagas
suficientes
Promover o progresso
ofertando a comunidade, possibilidades de qualificação é o lema do mundo de
hoje em dia. Nesse sentido, o professor é o ponto chave. Não reconhecer esse
fato é negligenciar os ideais de desenvolvimento daqueles que almejam a
construção de uma vida próspera, assentada na meritocracia.
vii. Redução
de teores programáticos
Os melhores índices de
aprendizagem do mundo, revelam que os conteúdos programáticos das disciplinas
são mais assimilados pelos alunos, se forem simplificados. Se a matéria essencial for ensinada com
detalhamento, aprende-se mais e, portanto, esmera-se as habilidades que
são importantes também para o mercado de trabalho.
viii. Carência de mestres
A política partidária
dispôs o salário do professor ranqueado entre os mais baixos da sociedade. Os
efeitos freqüentes dessa ação que permeiam a comunidade são, dentre outros: miserabilidade,
desemprego, violência, pouca concorrência, evasão escolar, ignorância crescente
e fuga da carreira docente.
ix. A
população conquista
A demagogia nas
campanhas eleitorais, associada a projetos educacionais partidários, conduziram
a rede escolar pública e gratuita a míngua. Na recuperação da situação
precária, torna-se evidente a necessidade de reformar de uma vez, os três
níveis de ensino. Com mobilização da sociedade o ensino será considerado.
x. Inclusão
social
O professor em seu
ofício retira o filho dos menos favorecidos daquele círculo vicioso que mantém
a escassez de recursos. Somente o caminho da escola, primorosa e suficiente, cria
a chance de escapar desse reduto prisional. Na periferia das grandes cidades, habitam
os milhares de favelados sem condições de saída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário