1.
Mosquito
e vírus
A dengue, febre Shicungunya e a microcefalia produzida
pelo Zika vírus são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que se
reproduz principalmente em locais onde o saneamento básico não existe ou é deficiente. No caso da microcefalia descobriu-se
recentemente que o vírus afeta o sistema óptico com gravidade. Os ovos são
capazes de se desenvolver na tampinha de garrafa com água.
2.
Doença
e qualidade no ensino
O inseto apresenta, portanto, uma
adaptação elevada ao meio ambiente. Há várias outras doenças que afetam o
rendimento escolar de crianças habitando regiões onde há falta de água tratada e encanada.
Nesse caso, a oferta de ensino de qualidade, através do sistema escolar,
torna-se imprescindível. A competição
global pelo mercado, hoje em dia, exige a competência através da qualidade do
trabalho.
3.
Limpeza,
educação e saúde
A lesão provocada na retina dos olhos
pelo Zika vírus é grave. Esse efeito ocorrido, principalmente, nos três
primeiros meses de gestação é muito difícil de reverter. Dessa forma, não se
pode tratar com leniência a qualidade do ensino destinada ao povo. O saneamento básico que erradica a doença é
uma decorrência da educação de escol e não de discussões polêmicas na mídia sobre a pretensa qualidade.
4.
Ensino
e saneamento básico
A epidemia de microcefalia, que criou
no mundo, a nova sub-raça humana e que se torna, por sua vez, totalmente
dependente, já atinge três mil e quinhentos casos no país. Essa população está
ainda em crescimento. Sem esmero e
cuidados especiais na qualidade do ensino, não há esperança de erradicação da
doença: os benefícios obtidos pelo saneamento básico não são conhecidos.
5.
Educação
e desmazelo
O mosquito que transmite as doenças, é nascido e criado
através de descuidos com o meio ambiente. Recentemente descobriu-se uma
malformação óssea e muscular, nos braços
e pernas de pacientes, afetados pelo Zika vírus. A qualidade do ensino,
rigorosamente controlada, resolve a questão. O povo educado, juntamente com os
governos, é capaz de criar as ações estratégicas necessárias à extinção do
vetor Aedes aegypti.
6.
Diretrizes
políticas
Como a qualidade do ensino publico
gratuito, deixa a desejar desde muito tempo, estendendo-se até os dias de hoje,
entende-se que a situação do povo ao pagar elevada carga tributária, que se
situa entre as maiores do mundo, não resolve o problema. Trata-se, portanto de
que? Acredita-se que o estabelecimento da política pública de metas
governamental, dificulta o trabalho adequado no magistério.
7.
Má
qualidade afeta tudo
Verbas para atenuar desastres da
natureza desaparecem. Máquinas de preço
elevado e que auxiliam vítimas de grandes acidentes, somem como um passo de
mágica. Anualmente, se repetem os alagamentos, deslizamentos de terra e a seca
intensa, trazem enormes prejuízos ao país. Isso revela que há, por parte de muitos, uma lacuna no modo de
proceder. Provavelmente, afetados pela questão da qualidade da educação.
8.
Política
de educação
Não se necessita de discursos e ou
explicações diversas sobre a situação ruim do crescimento demográfico. Urge a
tomada radical de medidas que possam valorizar o ensino. As melhorias são obtidas
quando se cuida da educação pública. O grande desemprego existente no país tem
relação com a qualificação do pessoal. Há, portanto de se aperfeiçoar a
política de ensino nos três níveis.
9.
Aplicação
do PNE
Não se trata de aplicar
o Plano Nacional de Educação e colocar ponto final na questão. O trabalho
zeloso é muito maior que isso. Trata-se de um plano de ação prioritário do
governo, visando envolver a todos que possam contribuir com o assunto. Não há
outro caminho. A maior valorização da área educacional é imprescindível se
houver o interesse de estimular o desenvolvimento em geral.
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