i.
Enquete sobre o ENEM
Na época em que o ENEM foi criado
pelo governo central, alguns professores da Unidade Federal de Ensino e Pesquisa em que
trabalhava, fizeram uma enquete interna, via internet, visando levantar
opiniões a respeito.
ii.
Voto contrário
Lembrei que votei contra, uma vez que
essas medidas, políticas e muito comuns na área da educação, apresentam pouca
ambição. Não solucionam o gargalo da educação
que consiste no acesso ao ensino superior gratuito.
iii.
Disputa indevida
A tradicional falta de vagas para os
cursos que apresentam maiores demandas exigia dos jovens candidatos e em
conseqüência de suas famílias e, portanto da sociedade, a disputa absurda de
uma vaga, para cerca de oitenta inscrições.
iv.
Educação ruim
Esse desapreço aos interessados
evidenciava claramente que a educação não era prioridade. Desde longas datas, o
ensino superior gratuito serviu a uma elite que possuía preparação. O círculo
de fogo, manteve aceso esse sistema
cruel.
v.
Mais difícil ainda
Recentemente observei na mídia
escrita nacional, uma avaliação sobre o ENEM que divulgava dados ainda mais
surpreendentes. O número de candidatos às vagas elevou e a disputa no vestibular, tornou-se muito maior.
vi. Educação que patina
Esse exame, cujas regras foram alteradas,
beneficiando também os menos favorecidos, revelou muito cedo, que os objetivos
estavam distantes de serem atingidos. Mostrou que a educação permanece se
arrastando.
vii.
Cotas
A mídia aponta para o estreitamento
do funil de acesso, dentre outros, a criação das cotas e o exame a nível nacional.
Os candidatos buscam as melhores Universidades, sendo visível o acirramento da
disputa pela insuficiência de vagas.
viii.
Mudança real
O vestibular antigo e defasado é
muito complexo. Origina vários empecilhos
para o crescimento. Análise do histórico escolar e a simplificação através de testes de conteúdos específicos,
como nos USA, viria a calhar.
ix.
Questão de orçamento e gestão
No entanto, a grande questão
encontra-se no número baixo de vagas para os cursos mais procurados. Essa
afirmativa não é verdade para as licenciaturas. Ociosas e dispendiosas
evidenciam necessidade de maior gestão no ensino.
x.
Produção diminuída
Enquanto houver dificuldades de administração
e não se resolver essa questão do acesso à
Universidade e que faz parte do contexto educacional, a qualidade da
produção no magistério estará comprometida. A sociedade sofre os reflexos.
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