domingo, 15 de setembro de 2013

É INCONSTITUCIONAL



i.        É INCONSTITUCIONAL, manter a mobilidade urbana de má qualidade. Ônibus velhos, insuficientes e chegando atrasados. Lotados, desrespeitam a população usuária. O sistema de transporte não atende ao povo, que em conseqüência, acaba aceitando o endividamento para aquisição de carros. Promovem dessa forma dificuldades enormes para a locomoção nas grandes cidades.

ii.       É INCONSTITUCIONAL, manter a educação de má qualidade.  O procedimento rotineiro de melhorar um aspecto ou improvisar, por exemplo, planos como as cotas, nada  resolve. Entra governo, sai governo e aí está o que se observa na realidade. O ensino desvalorizado! Melhorar qualquer aspecto sem considerar o sistema como um todo, é gastar verba pública com o rigor necessário?

iii.       É INCONSTITUCIONAL, manter a saúde de má qualidade. Falta de: médicos, auxiliares especializados, hospitais, leitos, UTI, medicamentos, materiais, laboratórios, ambulâncias, filas de espera, vigilância fiscal em todo o sistema. As fraudes de toda ordem como nas autorizações de serviço, por exemplo, são/foram tão comuns que a própria mídia televisa divulgou recentemente em rede nacional.

iv.       É INCONSTITUCIONAL, manter a segurança de má qualidade. Há Leis que possibilitam rápida progressão de pena e ainda mais, o regime semi-aberto que é mais aberto do que  semi. Justiça lenta e abarrotada. Enquanto não há condições sociais melhores destinadas a menoridade, não seria vantajoso  estabelecer normas visando dificultar o bandido de qualquer idade?

v.        É INCONSTITUCIONAL, manter a inclusão financeira de má qualidade. A Política exígua, que possibilita a exclusão, revela a necessidade do debate popular e da transparência. Uso mais amiúde dos espaços públicos e não apenas dos gabinetes governamentais1. Ao longo do tempo, houve concentração de receita no Estado e o país apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo.

vi.       É INCONSTITUCIONAL, manter a habitação de má qualidade. A maioria das casas insuficientes e destinadas ao povo pelo governo, é construída em áreas periféricas, isoladas, sem transporte e infra-estrutura. Benefícios aos proprietários da terra? Além de outras dificuldades, a construção é falha. Nessas casas não se pode furar a parede para fixar um quadro que cai tudo2.

vii. É INCONSTITUCIONAL, manter o saneamento básico inexistente ou de má qualidade. Seria possível aos gestores promoverem o benefíciio sem os planos  eleitoreiros? Serviço como esse não dão voto? Apenas 53% dos brasileiros possuem acesso a esgoto. Para cada R$1,00 investido, há uma economia de R$4,00 na saúde. As principais vítimas são as crianças e mulheres grávidas. 3

Referencias



Nenhum comentário:

Postar um comentário