i. Curso pago
Um professor de universidade particular em Brasília, disse-me que coordenava um curso de licenciatura em matemática, de elevada qualidade. “O curso de formação desses professores era muito bom.” Formava o professor de elite, dizia.
ii. Ciclo vicioso
As mensalidades, de valor razoável, fecharam o curso. Não havia demanda. O aluno vai para a escola barata ou gratuita, onde há o professor desvalorizado. Conclui os estudos e esse sistema ruim acaba sendo mantido.
iii. Matriz energética
Há tempos atrás se discute a importância de pesquisar o mercado para a oferta de cursos superiores. Há muito advogado e pedagogo, por exemplo. Faltam os médicos e engenheiros para a área energética, etc.
iv. Oferta x demanda
Urge que o professor tenha o salário recomposto. Essa urgência é moral, inclusive. Ele forma os demais profissionais. Quando há mais oferta do que demanda, o salário cai. No Brasil nunca houve esse tipo de controle.
v. Ônus para treinamento
A evasão escolar e o abandono da carreira de nível superior por valorização deficiente, são bem comuns. Após a contratação, algumas empresas ainda têm que oferecer cinco anos para treinar um engenheiro com especialização.
vi. Falta qualidade
A carência de profissionais de qualidade no mercado é antiga e notória, apesar do Pronatec. Observe os trabalhadores de nível superior das plataformas de petróleo. A maioria é estrangeira porque não são encontrados no mercado.
vii. Evasão
Segundo a Comissão de Infra - estrutura do Congresso, a maior parte da evasão escolar na graduação de engenharia, ocorre pela deficiência dos alunos em matemática. A outra causa maior consiste no salário que não é atrativo.
viii. Improvisação
Não há professores preparados e suficientes em algumas áreas das ciências como física, matemática, química e biologia. O procedimento provisório adotado é que especialistas de outras formações assumam a disciplina.
ix. Carência
É fácil observar que o gargalo que inibe o “espetáculo do crescimento”, diz respeito à qualificação. Há falta de médicos, engenheiro naval, ferroviário, etc. A oportunidade de acesso ao ensino de qualidade é bastante restrita.
x. Inovação
Em artigos anteriores foi mencionada a importância da inovação para o crescimento. Os países que possuem muitas patentes mostram uma pesquisa básica forte. Adquiriram a cultura de correr o risco. Investem mais na inovação.
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