i.
Infra
- estrutura básica
Já de
muito tempo atrás abordo o assunto da qualidade educacional de maneira
recorrente. Há pouco tempo, assisti na mídia televisiva uma reportagem revelando
a dificuldade inerente às escolas de ensino fundamental.
ii.
Educação
é estratégia
Havia
problemas graves de toda ordem. É de se admirar! Nesse dias modernos do século
vinte, os países desenvolvidos, investem principalmente na educação infantil
por se tratar de uma questão estratégica relativa a evolução.
iii. Crianças e ensino
No
Brasil, ainda se mantém o triste quadro da deficiência no ensino básico que é de
responsabilidade municipal. As crianças nesse sentido são indefesas. Não sabem
lutar pelos seus direitos à igualdade de oportunidades.
iv.
Orçamento
municipal
Os
municípios nos casos ilustrados pelo noticiário, não oferecem o mínimo
necessário para a educação de base. Acredito que não apresentam condições
adequadas no orçamento para bancar as despesas decorrentes do ensino de
qualidade.
v.
Faltou
repercussão
O
abandono da situação promove a precariedade afetando definitivamente essa importante fase
do crescimento infantil. A circunstância infeliz, fartamente demonstrada, não
repercutiu nos centros privados ou governamentais.
vi.
Técnica
para saneamento
A
quietude administrativa sobre o assunto é também vinculada a ausência
quase completa de: a) saneamento básico e estações de tratamento de
lixo; b) energia renovável; d) mobilidade; e) moradia; f) segurança, etc.
vii.
“Nacionalização”
Na
Bolívia, houve intervenção do governo em várias empresas estrangeiras como a Petrobras, por exemplo. Pretendiam nacionalizar as multinacionais. Recentemente
disse um senador: “Porque no Brasil não se nacionaliza as crianças”?
viii. Até hoje?
“Porque
submetê-las a diferentes condições de oportunidades durante o crescimento”? Alguém acredita que chegarão ao
vestibular, acessando o ensino superior na Universidade Federal, em condições
semelhantes de disputa?
ix.
Ninguém auxilia?
A
federalização do ensino básico, sugerida nesse blog e também pelo político
senador, resolveria essa questão vexatória e desnecessária. Disse ainda o cortês:
“Porque ninguém ajudou ou se manifestou”? “Porque não houve intervenção”?
x.
Reforma
A
criança continuou o parlamentar: “não é municipal e sim, brasileira.” Nesse
sentido, urge modificar a carência na qualidade, desenvolvendo o padrão FIFA na
educação básica. A sociedade toda será beneficiada pelo investimento e atenção na
reforma.
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