1 A OPINIÃO PÚBLICA e a imprensa pressionaram o governo federal que precisou demitir ministros em série no ano de 2011. Se não houvesse a divulgação e a cobrança popular será que os demitidos estariam ainda em seus cargos?
2 A OPINIÃO PÚBLICA instigou o Congresso que votou a Lei da ficha limpa. Dois milhões de pessoas se mobilizaram e enviaram milhares de mensagens e telefonemas para os deputados, além de assinarem uma petição.
3 A OPINIÃO PÚBLICA pressionou novamente e o Presidente do senado ao invés de adotar a decisão de omitir o impeachment do Collor, mandou refazer os painéis afixados no Congresso onde passam mais de cinco mil pessoas nos dias de maior movimento.
4 A OPINIÃO PÚBLICA quando repercute a denúncia feita pela imprensa produz conseqüências. No “Mensalão”, por exemplo, o ministro da Casa Civil foi demitido e outras quarenta personalidades estão processadas no STF.
5 A OPINIÃO PÚBLICA repercutiu o caso do governador Arruda no Distrito Federal que se envolveu em despreparos relacionados a propinas. A audiência nacional foi significante e o político abandonou o cargo e foi preso por alguns dias na polícia federal.
6 A OPINIÃO PÚBLICA precisa de mecanismos internos para a sua formulação e difusão. É um meio de controle social. Influencia as diretrizes governamentais. Possui prestígio e afeta a mudança do modelo de ministério entregue a partidos políticos para obtenção de apoio.
7 A OPINIÃO PÚBLICA pode interferir no sentido de que a educação seja priorizada para acelerar a distribuição de renda mais justa. Representa pouco ser a sexta maior economia do mundo e a população apresentar baixo padrão de vida.
8 A OPINIÃO PÚBLICA haveria de estimular o país criando partidos políticos de oposição fortes. Caso contrário, o desenvolvimento é prejudicado. O assunto seria discutido e a solução encaminhada para evitar o desdém federal sobre o interesse estatal.