quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO

1           SERÁ QUE AUXILIA repetir que o ensino no país não deu certo? O município cuida das crianças, o estado dos adolescentes e o governo federal dos adultos.
2            SERÁ QUE AUXILIA alertar para o fato de que muitos municípios não possuem arrecadação suficiente para arcar com  despesas do ensino?
3            SERÁ QUE AUXILIA esclarecer, várias vezes, visando a integração dos três níveis de educação, que se faz necessária? Nesse caso, é importante a federalização.
4            SERÁ QUE AUXILIA a mobilização da categoria docente, discente, sociedade, sindicato, central sindical e pessoal administrativo,  pela prioridade na educação?
5          SERÁ QUE AUXILIA acionar o Congresso? Ele é o responsável pela justiça lenta? Porque gastar com subsídios à indústria automobilística e não com o salário docente?
6          SERÁ QUE AUXILIA economizar milhões com os  estádios de futebol e valorizar o professor? Essa gastança e os subsídios não colocam mais estudantes na escola?
7          SERÁ QUE AUXILIA saber quantas crianças encontram-se sem estudar no país? Quantas estão matriculadas com baixa qualidade de ensino?
8          SERÁ QUE AUXILIA saber que 30% dos alunos faltam muito? Existem grandes problemas como falta de transporte, drogas, trabalho precoce e questões culturais?
9                    SERÁ QUE AUXILIA saber que 47% dos alunos terminam o ensino fundamental? 14% concluem o ensino médio e somente 11% chegam à universidade?
10        SERÁ QUE AUXILIA saber que os salários ruins e
o descaso com o professor é provocado também pelo salário maior de grupos como juízes, promotores e políticos? de política salarial e de valorização do professor. Os BA                       
Referências:
                                                                                     

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O CONCHAVO


1.          CONTRARIA os princípios da democracia? São realizados   para atenderem aos interesses privados?
2                CONTRARIA o esforço de ampliar a discussão para todos?  Promove dúvidas sobre o caráter democrático e plural?
3         CONTRARIA a fidelidade e alinhava acordos sem profundidade ignorando a opinião de muitos?
4         CONTRARIA a disposição de destituir os agarrados em partidos políticos e na democracia que não acreditam?
5         CONTRARIA o direito? Cria uma democracia nova onde a maioria  segue devido à imposição da negociata?
6         CONTRARIA o trabalho honesto? As cúpulas se associam e decidem conforme seus interesses.
7         CONTRARIA a estratégia de atos secretos e apresentam um caráter representativo?
8         CONTRARIA os bons costumes, transforma valores em antivalores e rompe com a ética?
9               CONTRARIA a qualidade e o funcionamento da entidade com agilidade e presteza? Na realidade é o instrumento mais utilizado no mundo?
10             CONTRARIA as políticas públicas e o eleitor? Sofre a educação e a saúde? Loteia cargos? Formam pequenos grupos?
Referências:
http://www.jornalistasp.org.br/index.php?
HTTP://politicospartidoseideologia.blogspot.com/2011/06/democracia-reforma-política-e-os.html
http://www.guiacarapicuiba.com/content/view/1846/274/

asssssssssa

asasasasasaaa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VETO AO APOSENTADO

1     PRECISAVAM vetar recentemente a emenda senatorial que pretendia estabelecer o aumento da remuneração para 2012? O texto estabelecia somente que a negociação fosse combinada com aposentados, pensionistas e centrais sindicais, sem nem sequer estabelecer os índices.
2      PRECISAVAM provocar a categoria e as centrais sindicais? Alegaram a tradicional falta de recursos. Porque é preciso conviver com a taxa de juros mais elevada mundo? Não se deve aprovar uma moção de apoio para ser encaminhada ao governo? A dívida do país se torna elevada em decorrência da taxa de juros?
3      PRECISAVAM  despertar a compreensão de que se não houver conscientização e mobilizações, os aposentados continuarão sendo “esquecidos”? O que se observa comumente no país são a diminuição do investimento e a elevação da carga tributária? O aposentado precisa se fazer ouvir?
4      PRECISAVAM negar a emenda?  O assunto estava negociado com os diversos líderes partidários. Havia indicação de valores fora da realidade? Alegaram dessa vez, falta de tempo hábil. Não existem medidas provisórias destinando incentivos fiscais para fortalecer empresas privadas?
5      PRECISAVAM negar a designação de alguém para conversar com os aposentados? E os recursos destinados para a Bolívia, Venezuela, Angola, Haiti e Cuba? Esses fatos não produzem a indignação? E os aposentados continuam sem solução? Não é necessário repor a inflação e promover um aumento real?
6      PRECISAVAM vetar um artigo que era somente um princípio de intenção? Aumentar o rendimento de aposentados não é gasto e sim um investimento! Com mais recursos circulando a economia melhora, de modo geral. Não é preciso investir nas questões sociais como: educação, capacitação, professor, pesquisador e aposentado?
7      PRECISAVAM deixar ao Congresso Nacional, através da peça orçamentária, a incumbência de apresentar uma política de salário para os aposentados e pensionistas? É necessário mostrar ao governo a situação precária do aposentado? Porque é histórica a falta de sensibilidade nesse assunto?
8      PRECISAVAM investir recursos para favorecer a especulação do cambio? A dívida bruta do país realmente não justifica. São 59% do PIB. Na Grécia, Portugal, França e USA, é respectivamente: 142%, 93%, 82% e 93%. No Brasil se gasta 5,5% do PIB, com o pagamento de juros. Na França, 2,2% e nos USA, 1,4%. Não é preciso mudar? Querem que os aposentados paguem?
       
       
        

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

NA EDUCAÇÃO É PRECISO

1         É PRECISO entender que o vestibular, para acesso ao ensino superior e agora mais recentemente, o ENEM, não resolve a questão.

2         É PRECISO esclarecer que esses exames causam muitos males a sociedade e dificultam o seu crescimento.

3         É PRECISO compreender que esses processos seletivos tratam mesmos é de substituir uma prova por outra.

4         É PRECISO incluir aquele que mora na periferia e que estuda em escola defasada, com infra-estrutura  indecente e docentes mal pagos.

5         É PRECISO considerar que as condições de preparação para disputar a  vaga nas IFES, pelos interessados, são bastante diferentes.

6         É PRECISO alterar a falta de perspectivas e de incertezas que  desmotivam  o candidato ao ensino superior.

7         É PRECISO alertar para o fato de que nas IFES, existe uma disputa  exagerada e desumana pelas vagas de alguns cursos.

8         É PRECISO ofertar as condições adequadas de ensino àquele pretendente ao ensino superior  afim de evitar frustrações.

9         É PRECISO saber que inclusive os egressos de escolas particulares, apresentam dificuldades para obter aprovação nesses exames.

10       É PRECISO conhecer o  que aquele que cursou uma escola ruim e que pretende melhorar socialmente, vai fazer.

11       É PRECISO desistir porque a opressão que a situação elitista  impõe, oferta poucas oportunidades aos menos favorecidos.



   

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SANEAMENTO AMBIENTAL

1         EXISTEM cerca de 65 mil espécies de vermes (protozoários). Destas apenas 30 espécies contaminam o homem e 03 produzem doenças. i.  Giardia e amebas; ii. Isospora; iii. Balantidium coli.
2         EXISTEM os cistos que são as suas formas encontradas no microscópio. O primeiro parasita intestinal humano a ser conhecido foi provavelmente a Giardia.        
3         EXISTEM as  vias normais de contaminação que consistem  na ingestão de cistos, transmitidos pela água ou por alimentos contaminados, bem como pelas mãos sujas.   
4         EXISTEM algumas amebas que são encontradas no homem. A Histolytica é a que produz infecções ou até mesmo abscessos doloridos. Entre as doenças parasitárias, essa ameba é a terceira causa maior de morte.                                   
5         EXISTEM cerca de 1,4 bilhões de pessoas no mundo  contaminadas pelos vermes Schistosoma mansoni, Taenia, Hymenolepis nana, Ascaris lumbricóides, Ancilostoma duodenale, Necator americanus, Strongyloides, Enterobius vermiculares, Trichuris trichiura.                                                         
6         EXISTEM os procedimentos de prevenção que são associados à educação sanitária. Não adianta tratar o paciente e deixá-lo voltar à zona infectada que não possui  saneamento ambiental.

O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

As condições inadequadas de funcionamentos das escolas, os salários baixos, a ausência de política séria de qualificação e o desprestígio social, são fatores que acarretam a demanda insuficiente pela licenciatura.    Os professores, desprestigiados por trabalhar em cursos que não têm “status” envolvem-se em desanimo e frustração. O docente perde sua auto-estima, sua vocação e trabalha, na prática, de modo burocrático.     Criticar a situação, por vezes, contribui, mas indicar caminhos pode contribuir um pouco mais.                                                                                               
 CONSTRUIR na universidade o que poderia ser chamado de Centro de Ciências. A formação de professores em física, matemática, química e biologia, teriam seu espaço próprio.                                                                      
CONSTRUIR um tronco comum de disciplinas básicas, importantes para as quatro licenciaturas. Salas para aulas teóricas e práticas e essas últimas seriam os laboratórios da licenciatura.                                                                      
CONSTRUIR a interdisciplinaridade, através de uma comissão, e  a integração das disciplinas pedagógicas com aquelas disciplinas ditas serem de conteúdo específico.                                                                                                           
CONSTRUIR os programas das disciplinas, promovendo alterações com vista à aproximação da universidade com o ensino fundamental e médio.                                                                                                             
CONSTRUIR a possibilidade de ofertar bolsas de iniciação a docência e o monitor de iniciação à docência. Estariam envolvidos no trabalho de  pesquisa em ciência e ensino e na regência de classe.                                                     
CONSTRUIR prioridades a licenciatura. Como contemplá-la no orçamento da entidade? Esse é um assunto estratégico. Porque não estimular o trabalho de marketing desses cursos?                                               
CONSTRUIR projetos para que as concessões governamentais que são os canais de TV e rádio possam divulgar e estimular o trabalho relacionado com o magistério.                                                                               
CONSTRUIR juntamente  aos políticos (governadores, deputados, senadores, vereadores, prefeitos) um trabalho estratégico de valorização da prática do ensino.
            O país precisa de um plano de ação concreto, que inclua alianças com projetos de ação coletiva e social. Porque não mobilizar os sindicatos e os partidos políticos visando estimular a educação através de um movimento civil. Não devemos retirar esses cursos da situação subalterna em que se encontram? É necessária uma remuneração digna para profissionalizar o professor?

O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 As condições inadequadas de funcionamentos das escolas, os salários baixos, a ausência de política séria de qualificação e o desprestígio social, são fatores que acarretam a demanda insuficiente pela licenciatura.    Os professores, desprestigiados por trabalhar em cursos que não têm “status” envolvem-se em desanimo e frustração. O docente perde sua auto-estima, sua vocação e trabalha, na prática, de modo burocrático.     Criticar a situação, por vezes, contribui, mas indicar caminhos pode contribuir um pouco mais.                                                                                                 CONSTRUIR na universidade o que poderia ser chamado de Centro de Ciências. A formação de professores em física, matemática, química e biologia, teriam seu espaço próprio.                                                                      
CONSTRUIR um tronco comum de disciplinas básicas, importantes para as quatro licenciaturas. Salas para aulas teóricas e práticas e essas últimas seriam os laboratórios da licenciatura.                                                                      
CONSTRUIR a interdisciplinaridade, através de uma comissão, e  a integração das disciplinas pedagógicas com aquelas disciplinas ditas serem de conteúdo específico.                                                                                                           
CONSTRUIR os programas das disciplinas, promovendo alterações com vista à aproximação da universidade com o ensino fundamental e médio.                                                                                                             
CONSTRUIR a possibilidade de ofertar bolsas de iniciação a docência e o monitor de iniciação à docência. Estariam envolvidos no trabalho de  pesquisa em ciência e ensino e na regência de classe.                                                     
CONSTRUIR prioridades a licenciatura. Como contemplá-la no orçamento da entidade? Esse é um assunto estratégico. Porque não estimular o trabalho de marketing desses cursos?                                               
CONSTRUIR projetos para que as concessões governamentais que são os canais de TV e rádio possam divulgar e estimular o trabalho relacionado com o magistério.                                                                               
CONSTRUIR juntamente  aos políticos (governadores, deputados, senadores, vereadores, prefeitos) um trabalho estratégico de valorização da prática do ensino.
            O país precisa de um plano de ação concreto, que inclua alianças com projetos de ação coletiva e social. Porque não mobilizar os sindicatos e os partidos políticos visando estimular a educação através de um movimento civil. Não devemos retirar esses cursos da situação subalterna em que se encontram? É necessária uma remuneração digna para profissionalizar o professor?

 As condições inadequadas de funcionamentos das escolas, os salários baixos, a ausência de política séria de qualificação e o desprestígio social, são fatores que acarretam a demanda insuficiente pela licenciatura.    Os professores, desprestigiados por trabalhar em cursos que não têm “status” envolvem-se em desanimo e frustração. O docente perde sua auto-estima, sua vocação e trabalha, na prática, de modo burocrático.     Criticar a situação, por vezes, contribui, mas indicar caminhos pode contribuir um pouco mais.              

O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 As condições inadequadas de funcionamentos das escolas, os salários baixos, a ausência de política séria de qualificação e o desprestígio social, são fatores que acarretam a demanda insuficiente pela licenciatura.    Os professores, desprestigiados por trabalhar em cursos que não têm “status” envolvem-se em desanimo e frustração. O docente perde sua auto-estima, sua vocação e trabalha, na prática, de modo burocrático.     Criticar a situação, por vezes, contribui, mas indicar caminhos pode contribuir um pouco mais.                                                                                                 CONSTRUIR na universidade o que poderia ser chamado de Centro de Ciências. A formação de professores em física, matemática, química e biologia, teriam seu espaço próprio.                                                                       CONSTRUIR um tronco comum de disciplinas básicas, importantes para as quatro licenciaturas. Salas para aulas teóricas e práticas e essas últimas seriam os laboratórios da licenciatura.                                                                       CONSTRUIR a interdisciplinaridade, através de uma comissão, e  a integração das disciplinas pedagógicas com aquelas disciplinas ditas serem de conteúdo específico.                                                                                                            CONSTRUIR os programas das disciplinas, promovendo alterações com vista à aproximação da universidade com o ensino fundamental e médio.                                                                                                              CONSTRUIR a possibilidade de ofertar bolsas de iniciação a docência e o monitor de iniciação à docência. Estariam envolvidos no trabalho de  pesquisa em ciência e ensino e na regência de classe.                                                      CONSTRUIR prioridades a licenciatura. Como contemplá-la no orçamento da entidade? Esse é um assunto estratégico. Porque não estimular o trabalho de marketing desses cursos?                                                CONSTRUIR projetos para que as concessões governamentais que são os canais de TV e rádio possam divulgar e estimular o trabalho relacionado com o magistério.                                                                                CONSTRUIR juntamente  aos políticos (governadores, deputados, senadores, vereadores, prefeitos) um trabalho estratégico de valorização da prática do ensino.
            O país precisa de um plano de ação concreto, que inclua alianças com projetos de ação coletiva e social. Porque não mobilizar os sindicatos e os partidos políticos visando estimular a educação através de um movimento civil. Não devemos retirar esses cursos da situação subalterna em que se encontram? É necessária uma remuneração digna para profissionalizar o professor?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O PESQUISADOR

1         A PREOCUPAÇÃO  no ensino médio é a de informar, quando o mais adequado seria formar?
2         A PREOCUPAÇÃO do vestibular é medir quando muito, a capacidade de dedicação em algumas disciplinas?
3         A PREOCUPAÇÃO é apresentar, no ensino médio, pouca relação com a programação universitária?
4         A PREOCUPAÇÃO é ofertar grande massa de conhecimentos de valor questionável,  aos pretendentes do ensino superior?
5         A PREOCUPAÇÃO, portanto, é desmotivar e desestimular nessa fase de estudos do ensino médio?
6         NO ENSINO SUPERIOR, alguns poucos acadêmicos recebem preparação para buscar a verdade?
7         NO ENSINO SUPERIOR, alguns poucos acadêmicos empenham-se no esclarecimento de pontos obscuros inerentes a vida?
8         NO ENSINO SUPERIOR, alguns poucos acadêmicos, segundo Pavlov, mostram disciplina  para transformar   as decisões em ação?
9         O PESQUISADOR revela paciência, independência mental, ética, racionalização, curiosidade e perseverança?
10       O PESQUISADOR é isento de idéias pré-concebidas, de dogmas e de doutrinas? Apresenta a modéstia e a paixão?
11       O PESQUISADOR atualiza-se e aprimora-se constantemente? É atento as questões que se repetem? Aborda o assunto com raciocínio técnico cientifico?
12       O PESQUISADOR acostuma-se com o trabalho pesado? Coleciona e compara fatos? Procura descobrir os segredos que os relacionam?
13       O  PESQUISADOR segundo Locchi, possui sentimentos de conquista e de posse do novo?

domingo, 7 de agosto de 2011

A PESQUISA

1         É IMPORTANTE a presença do pesquisador na sociedade. Ele procura criar as condições visando executar o projeto de investigação que pode por sua vez, nortear a vida do país.
2         É IMPORTANTE que a pesquisa seja haurida da própria experimentação. Os resultados, é óbvio, contribui para que o país apresente autonomia e independência econômica.
3         É IMPORTANTE oferecer condições para incutir nos alunos, os princípios das atividades desenvolvidas pelo pesquisador. Precisam ser ensinadas as linhas mestras do raciocínio técnico-científico.
4         É IMPORTANTE mostrar, dar o exemplo e interpretar os fatos com  autodomínio. A observação deve incidir no indivíduo e na comunidade. A pesquisa  requer atenção,  lógica e preocupação com o saber.
5         É IMPORTANTE a publicação de trabalho em congressos. Ele auxilia a construir o alicerce de uma cultura na sociedade, muito firme, o  que garante a sua pujança.
6         É IMPORTANTE  direcionar o esforço no desenvolvimento de uma idéia. O êxito tenderá a ser uma conseqüência direta e será proporcional a duas variáveis: intensidade do esforço e qualidade da idéia.
7         É IMPORTANTE exercitar o raciocínio científico com freqüência. Participar do trabalho prático e procurar encontrar na repetição dos fatos, os dados que possam integrá-los de alguma forma.

sábado, 6 de agosto de 2011

A PESQUISA

A PESQUISA
1         É IMPORTANTE a presença do pesquisador na sociedade. Ele procura criar as condições visando executar o projeto de investigação que pode por sua vez, nortear a vida do país.
2         É IMPORTANTE que a pesquisa seja haurida da própria experimentação. Os resultados são relevantes porque, é óbvio, contribui para que o país apresente autonomia e independência econômica.
3         É IMPORTANTE oferecer condições para incutir nos alunos, os princípios das atividades desenvolvidas pelo pesquisador. Precisam ser ensinadas as linhas mestras do raciocínio técnico-científico.
4         É IMPORTANTE mostrar, dar o exemplo e interpretar os fatos com  autodomínio. A observação deve incidir no indivíduo e na comunidade. A pesquisa  requer atenção,  lógica e preocupação com o saber.
5         É IMPORTANTE a publicação de trabalhos em congressos. Ele auxilia-se a construir o alicerce de uma cultura na sociedade, muito firme, o  que garante a sua pujança.
6         É IMPORTANTE  direcionar o esforço no desenvolvimento de uma idéia. O êxito tenderá a ser uma conseqüência direta e será proporcional a duas variáveis: intensidade do esforço e qualidade da idéia.
7         É IMPORTANTE exercitar o raciocínio científico com freqüência. Participe do trabalho prático e procure encontrar na repetição dos fatos, os dados que possam integrá-los de alguma forma.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O CURSO DE BIOMEDICINA

1         O Curso de Biomedicina possui como base a biologia. Constitui pela legislação vigente, como um curso da área da saúde. Possibilita a compreensão de que a vida se organizou, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.
2         Os seres humanos, organismos que representam o objeto maior do estudo biomédico, não estão isolados no seu hábitat. Ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O estudo dessas interações envolve a compreensão  das condições do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios dos diferentes sistemas biológicos.
3         O Curso dispensa atenção particular, às relações estabelecidas pelos seres humanos, devido a sua especificidade. Nesse tipo de abordagem, os conhecimentos biológicos não podem ser dissociados dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
4         O Biomédico possui uma formação básica ampla e sólida, com fundamentação teórica e prática que inclui o conhecimento dos seres humanos em diferentes níveis, bem como suas relações com o ambiente em que vivem.
5         O Biomédico se capacita para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento. Apresenta consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
6         O campo de atuação é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua. O curso é estruturado para que se possam identificar problemas e necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente.
7         Por fim, o curso favorece a flexibilidade curricular, garante o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O acadêmico, além de ser estimulado em várias atividades, aprende a interpretar analisar e selecionar dados, a identificar problemas relevantes, a realizar experimentos e projetos de pesquisa.
O CURSO DE BIOMEDICINA
1         O Curso de Biomedicina possui como base a biologia. Constitui pela legislação vigente, como um curso da área da saúde. Possibilita a compreensão de que a vida se organizou, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas.
2         Os seres humanos, organismos que representam o objeto maior do estudo biomédico, não estão isolados no seu hábitat. Ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O estudo dessas interações envolve a compreensão  das condições do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios dos diferentes sistemas biológicos.
3         O Curso dispensa atenção particular, às relações estabelecidas pelos seres humanos, devido a sua especificidade. Nesse tipo de abordagem, os conhecimentos biológicos não podem ser dissociados dos sociais, políticos, econômicos e culturais.
4         O Biomédico possui uma formação básica ampla e sólida, com fundamentação teórica e prática que inclui o conhecimento dos seres humanos em diferentes níveis, bem como suas relações com o ambiente em que vivem.
5         O Biomédico se capacita para a busca autônoma, a produção e divulgação do conhecimento. Apresenta consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
6         O campo de atuação é considerado diversificado, amplo, emergente, crescente e em transformação contínua. O curso é estruturado para que se possam identificar problemas e necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente.
7         Por fim, o curso favorece a flexibilidade curricular, garante o equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O acadêmico, além de ser estimulado em várias atividades, aprende a interpretar analisar e selecionar dados, a identificar problemas relevantes, a realizar experimentos e projetos de pesquisa.

LÍDER DA SOCIEDADE

1         NOTEM que o profissional de curso superior não precisa ser clone de ninguém. O Profissional liberal, por exemplo, deve apresentar retidão moral e inovação. Vê o todo e as partes formando um contexto.
2         NOTEM que o graduado, na maioria dos cursos, leva cerca de quatro anos para concluir, em horário de trabalho integral. Chega a ser um sacerdócio. Ele sente e vive os significados dos fatos.
3         NOTEM que o formado necessita trabalhar, procurando garantir a coesão, a solidariedade e a eficiência. Esse trabalhador de nível superior visa também  assumir cargos de chefia na Instituição que labuta.
4         NOTEM que sua preparação dificulta e/ou evita o declínio da empresa pública ou privada. Aprende em decorrência de longos anos de preparação, atitudes de controle e ponderação.
5         NOTEM que se capacita a tomada de decisões, com a rapidez exigida pelas circunstâncias. Adota o comportamento de disciplina severa. Não é autoritário e não subjuga ninguém.
6         NOTEM que não é absoluto no poder onde assume cargo de administração. Torna-se grande iniciando pelos pequenos trabalhos com obstinação e coragem.
7         NOTEM que o profissional de curso superior é um dos líderes da sociedade que se educa objetivando revelar a competência que é manifestada, pela multiplicação e distribuição adequada da produção.

FORMAÇÃO EM CURSO SPERIOR


1         O curso de biologia que é oferecido hoje em dia. Apresenta uma demanda crescente de interessados. Contribui para isso, à descoberta das técnicas modernas de clonagem, identificação de paternidade pelo DNA, etc. Em alguns países já existem empresas explorando a produção clonada de animais domésticos.
2         Definiram-se os cursos superiores existentes como sendo o estudo das regras do grande jogo da vida. Em determinado jogo espera-se que os jogadores conheçam as regras. O vencedor será então aquele que souber aplicar melhor essas regras. Torna-se, portanto, importante trilhar o caminho do aperfeiçoamento contínuo.
3         Existe uma distância significativa para construir uma sociedade mais justa e igualitária. O direito a cidadania precisa avançar além da retórica dos palanques eleitorais. O graduado precisa possuir uma consciência real do importante papel de formador de opinião, e de construtor de novos conhecimentos e tecnologias que passam a permear o tecido social.
4         Para diminuir a degradação ambiental e social é necessárias novas tecnologias. Os formados em curso superior precisam estar preparados para produzirem as respostas pelas quais a sociedade anseia. Angariar os atributos que conduzem ao aperfeiçoamento ocorre também, através da participação em semanas científicas, por exemplo.
5         Para crescer como os países desenvolvidos são relevantes dispor de condições comparáveis para assegurar a pesquisa e o ensino nos três níveis. A meta prioritária é estimular, possibilitar, aumentar, criar e facilitar o trabalho da educação. É importante a participação de todos no intuito de atender às necessidades de crescimento.
6         O curso superior auxilia na aplicação e na manutenção, no organismo social, de uma política para a educação e a pesquisa, possibilitando o surgimento da eficiência. Essa por sua vez, permite inclusive, a inserção do país no mercado externo globalizado, visando angariar divisas mais significantes.
7         Existe no país uma grande demanda reprimida de jovens com idade de ingressar nas Instituições Federais de Ensino. Receberam preparação inadequada no ensino fundamental e médio. Assim, não conseguem condições de igual competição pelas vagas.  Criou-se dessa forma uma situação injusta que precisa ser modificada.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A EDUCAÇÃO

1         OBSERVE que há crises e mais crises. As nossas, de nosso país, da quebra das bolsas, no Japão, etc. A solução pode ser resumida numa única palavra. Educação.
2         OBSERVE que é impossível ser bom profissional se não houver respeito, ética e solidariedade. Será por isso que pessoas bem formadas cometem distorções, como a corrupção?
3         OBSERVE que o objetivo maior da escola é formar bons cidadãos. Bons advogados, bons médicos, bons engenheiros, bons biólogos, e certamente bons prefeitos, governadores e presidentes.
4         OBSERVE a Inglaterra, Alemanha e Japão. Superaram os momentos mais difíceis com união e com conhecimento de suas cidadanias.
5         OBSERVE que não resolve jogar sempre a culpa no governo ou em quem quer seja, isentando-nos de nossos próprios compromissos com a sociedade.
6         OBSERVE que temos de clamar por algo mais justo. Cobrar responsabilidades sem furtar de nossas próprias.
7         OBSERVE que é preciso investir maciçamente na educação e na ética. Cortar supérfluos, conscientizar para a luta do bem comum. Aí está a saída.

DIGO NÃO AO APARELHAMENTO

1.     OBSERVE que adoção de posição politicamente neutra nas instituições, consiste em um elemento crucial. O apartidarismo deve ser reconhecido como um pilar da boa administração. A Neutralidade política significa que a produção da labuta é destinada à entidade como um todo e não aos membros do partido que assumem os diferentes cargos. Essa neutralidade contribui com a busca de objetivos de longo prazo e auxilia na manutenção estabilidade, até mesmo, quando a situação política sofre alternância.

2.      OBSERVE as vantagens que se obtém, se os conceitos de apartidarismo e de merecimento constassem explicitamente dos estatutos das entidades. As nomeações com base no mérito não sofreriam influências políticas. Discriminar-se-ia as atividades políticas a serem desenvolvidas. Os candidatos aos cargos seriam analisados, através de entrevistas e do preenchimento de formulários, quanto aos princípios de funcionamento da instituição e receberiam ainda instruções sobre o seu gerenciamento.
3.     OBSERVE a importância de promover o equilíbrio entre o direito político e o fundamento do serviço imparcial. A atividade política pode ser desenvolvida desde que não prejudique ou afete o labor politicamente neutro. A proteção da neutralidade política federal, estadual e municipal, inclui: orientações sobre o trabalho político, análise dos pedidos de candidatura e avaliação  de atividades indevidas. As avaliações colaboram para elevar a conscientização da importância do não partidarismo.
4.     OBSERVE que é fundamental manter a percepção de imparcialidade a fim de evitar o aparelhamento. Funcionário que participa de cargos nos diferentes níveis de governo e que se envolve ainda com administração em outras instituições, desenvolve conflito de interesses dificultando o trabalho isento.  Torna-se inconsistente com os valores que sustentam o apartidarismo. O trabalho deve ser direcionado em termos de mérito, de forma justa, transparente, livre de favoritismo e até mesmo de influencia política aparente.
5.     OBSERVE  que a palavra partido, tem o sentido de rachado, parcela, fatia de um total.  Mais apropriado ao acerto, quando se considera o funcionamento de instituições, é não pensar em uma única direção partidária. Não trabalhar o pensamento de forma unívoca. Na própria área da política existem as mais diversas ideologias. O partido busca os cargos executivos visando se conservarem neles.  A prática mostra que, em geral, quando não se tem espaço na fatia do pensamento global, rompe-se e cria-se outro partido.
6.     OBSERVE que as coligações partidárias são práticas antigas para promover a hegemonia. O partido político deve existir. Melhorar sua ideologia e fortalecer as estruturas básicas. O fato contrário reside, no entanto, em utilizá-lo para aparelhar uma instituição. Isso, na maior parte das vezes, facilita o descrédito, a ineficiência, desvios e os desmandos. O estatuto da entidade deve ser um dos meios de dificultar essa mistura de militância partidária com a instituição porque, todos sabem, beneficia alguns em detrimentos de outros.