segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

QUALIDADE NO ENSINO PARA O SANEAMENTO BÁSICO



1.              Mosquito e vírus
A dengue,  febre Shicungunya e a microcefalia produzida pelo Zika vírus são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que se reproduz principalmente em locais onde o saneamento básico  não existe ou é deficiente.  No caso da microcefalia descobriu-se recentemente que o vírus afeta o sistema óptico com gravidade. Os ovos são capazes de se desenvolver na tampinha de garrafa com água.
2.              Doença e qualidade no ensino
O inseto apresenta, portanto, uma adaptação elevada ao meio ambiente. Há várias outras doenças que afetam o rendimento escolar de crianças habitando regiões  onde há falta de água tratada e encanada. Nesse caso, a oferta de ensino de qualidade, através do sistema escolar, torna-se imprescindível.  A competição global pelo mercado, hoje em dia, exige a competência através da qualidade do trabalho.
3.              Limpeza, educação e saúde
A lesão provocada na retina dos olhos pelo Zika vírus é grave. Esse efeito ocorrido, principalmente, nos três primeiros meses de gestação é muito difícil de reverter. Dessa forma, não se pode tratar com leniência a qualidade do ensino destinada ao povo.  O saneamento básico que erradica a doença é uma decorrência da educação de escol e não de discussões polêmicas  na mídia sobre a pretensa qualidade.
4.              Ensino e saneamento básico
A epidemia de microcefalia, que criou no mundo, a nova sub-raça humana e que se torna, por sua vez, totalmente dependente, já atinge três mil e quinhentos casos no país. Essa população está ainda em  crescimento. Sem esmero e cuidados especiais na qualidade do ensino, não há esperança de erradicação da doença: os benefícios obtidos pelo saneamento básico não  são conhecidos.
5.              Educação e desmazelo
O mosquito  que transmite as doenças, é nascido e criado através de descuidos com o meio ambiente. Recentemente descobriu-se uma malformação óssea e  muscular, nos braços e pernas de pacientes, afetados pelo Zika vírus. A qualidade do ensino, rigorosamente controlada, resolve a questão. O povo educado, juntamente com os governos, é capaz de criar as ações estratégicas necessárias à extinção do vetor Aedes aegypti.
6.              Diretrizes políticas
Como a qualidade do ensino publico gratuito, deixa a desejar desde muito tempo, estendendo-se até os dias de hoje, entende-se que a situação do povo ao pagar elevada carga tributária, que se situa entre as maiores do mundo, não resolve o problema. Trata-se, portanto de que? Acredita-se que o estabelecimento da política pública de metas governamental, dificulta o trabalho adequado no magistério.
7.              Má qualidade afeta tudo
Verbas para atenuar desastres da natureza desaparecem.  Máquinas de preço elevado e que auxiliam vítimas de grandes acidentes, somem como um passo de mágica. Anualmente, se repetem os alagamentos, deslizamentos de terra e a seca intensa, trazem enormes prejuízos ao país. Isso revela que  há, por parte de muitos, uma lacuna no modo de proceder. Provavelmente, afetados pela questão da qualidade da educação.
8.              Política de educação
Não se necessita de discursos e ou explicações diversas sobre a situação ruim do crescimento demográfico. Urge a tomada radical de medidas que possam valorizar o ensino. As melhorias são obtidas quando se cuida da educação pública. O grande desemprego existente no país tem relação com a qualificação do pessoal. Há, portanto de se aperfeiçoar a política de ensino nos três níveis.
9.              Aplicação do PNE
Não se trata de  aplicar  o Plano Nacional de Educação e  colocar ponto final na questão. O trabalho zeloso é muito maior que isso. Trata-se de um plano de ação prioritário do governo, visando envolver a todos que possam contribuir com o assunto. Não há outro caminho. A maior valorização da área educacional é imprescindível se houver o interesse de estimular o desenvolvimento em geral.