quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO



i.                  A rede escolar  continua insuficiente   
A queda enorme da qualidade do ensino público que vem ocorrendo ao longo dos anos no Brasil, possui os seus responsáveis.  O investimento na educação que definhou durante décadas, tornou-se completamente deficiente apesar de se saber que a libertação do povo  decorre da  sua preparação pela educação.
ii.               Porque renovar?
Nos dias atuais, a formação educacional, necessita de urgente renovação. O avanço da tecnologia, principalmente da informática, internet, etc., torna essencial o procedimento de adequar o currículo, atualizando-o tanto quanto possível a realidade atual. Urge o trabalho de preparação do capital humano.
iii.            De onde é proveniente a riqueza?
Devido aos avanços da tecnologia a sociedade será transformada em breve e carecerá de mão de obra especializada. Angariar divisas para o desenvolvimento e  melhoria da qualidade de vida deve ser o objetivo de todos. Observe que a riqueza das nações mais prósperas do mundo é advinda  da cultura do  seu povo.
iv.             Porque é crucial valorizar o professor?


O método antigo e duradouro de administrar o país, onde o professor é desvalorizado prejudica a sociedade e deve ser modificado. Nesse caso, o comportamento ético na comunidade não é trabalhado e a distribuição de renda deixa muito a desejar. Além disso, a justiça e a transparência são por demais afetadas.
v.                Porque modificar a política?
Sair do discurso e também dos projetos comuns que resolvem somente alguns aspectos da questão consiste no desafio que é preciso enfrentar. Sabe-se  que a política  é o primeiro fator a ser transformado, visando  garantir  o ensino adequado para a maioria que não pode ser   considerada como descartável.
vi.             Pacotes de medida?
Entende-se que a extensa favelização, observada facilmente na periferia dos centros urbanos será combatida e terá seu fim somente com a preparação oriunda do ensino público de qualidade, onde todos se envolvem e contribuem. São dispensáveis os pacotes ideológicos, engessados e enviados de cima para baixo.
vii.          Efeito do aparelhamento
         A má qualidade no ensino afeta os  diferentes níveis da administração. O aparelhamento do serviço com o partidarismo induz a uma deficiente distribuição de renda observada no país em decorrência das diferenças enormes de oportunidades de trabalho, de negócios e de crescimento, enfim.
viii.       Destaque da corporação
O ensino público descuidado, nos seus três níveis, prejudica toda a sociedade uma vez que os interesses corporativos, geralmente, destacam-se em detrimento daqueles que beneficiam a população. O despreparo induz a toda sorte de espertezas que nada produz para o  contribuinte de impostos.
ix.             A profissão de professor
A empregada doméstica após muitos anos de esforço realizou o sonho.  Formou-se para ser professora. No entanto, quando a ficha caiu, preferiu continuar como doméstica devido a melhor remuneração. A profissão de docente, uma das mais nobres, sofre com a longa desapreciação  do ensino que se promoveu no país.
x.                Consequência do ensino ruim
A longa desvalorização do ensino público produz as mais diversas consequências que afetam a comunidade. Observe a quantidade excessiva de ministérios. Deixaram de servir à população e são utilizados para angariar apoio para a governabilidade e outros assuntos cujo caminho, pode mesmo desviar do povo.