sábado, 11 de julho de 2015

CONTRIBUIÇÃO AO SINDICATO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO SUPERIOR



i.            Sindicato dividido
O movimento docente universitário dividiu-se e, hoje em dia, apresenta duas representações. Ambas almejam obter conquistas para a categoria, a nível nacional, promovendo negociações com o governo. Procuram atingir ainda  outros objetivos, conforme o estatuto.
ii.                Partidarização
Uma dessas entidades foi a primeira a surgir, sendo  bem maior e mais antiga. Possui grande número de universidades cadastradas. Foi composta também por membros filiados a partidos ou alas políticas que afetam a gestão administrativa.
iii.       Semelhança com sindicalismo nacional
Essa associação de docentes evidencia o funcionamento nos moldes parecidos com as centrais sindicais brasileiras. Quanto aos benefícios obtidos para o magistério, pode-se inferir que o modelo de gestão necessita ser avaliado na sua produção.
iv.               Filiação partidária
A segunda representação, bem menor, objetivou realizar trabalho apartidário. Mostram empossados na presidência e diretorias, membros que da mesma forma  são filiados a ideologias oriundas de  partidos políticos,  divergentes da  primeira associação.
v.                  Educação geral  no país é ruim
Esse projeto de ação similarmente precisa ser avaliado também. Basta observar o estado da educação, já por longas datas. A má qualidade é preponderante: o salário pífio, a infra-estrutura deficiente e o aposentado desvalorizado, corroboram essa conclusão.
vi.               Estímulo a democracia   
Muitos professores aspiram por um sindicato suprapartidário. Há desconhecimento, no entanto, se constituem a minoria. Esse padrão de gestão evita incertezas e torna a reivindicação legítima. Falta, infelizmente, muita  iniciativa nesse sentido.
vii.            Comparações indevidas
Há espaço no meio acadêmico para uma terceira via de sindicalismo público isento de influências externas. O crítico desse sistema hodierno alega que não há liberdade nesse molde de ação. Que se proíbe até mesmo usar a camisa do time preferido, etc.
viii.         Cor de ideologia partidária versus outros interesses
Na argumentação anterior se insere a má compreensão. São situações inigualáveis, não cabendo nenhuma analogia. Pode-se usar a camisa esportiva que se pretende. Mas, a “cor” do partido, de forma bem diversa, tendência o posicionamento a ser adotado.
ix.               Porque  o sindicato inovado?
Já se disse que a política é a arte de divergir e de conciliar.  É proveitoso que existam sindicatos com esquemas diversos. Quando necessário, que seja promovido o acordo entre eles. Isso auxilia a solucionar a situação geral angustiante da educação.
x.                  Onde a ideologia política é importante?

           A criação da oportunidade para fazer acontecer o novo, sem receio, é relevante. Não seria surpresa se uma consulta à classe, na forma de plebiscito, indicasse que o ativismo ideológico, é importante para a democracia e deve ser explorado no interior do partido político e não em outro local.