domingo, 8 de dezembro de 2013

VALORES DA EDUCAÇÃO



i.                   Notas ruins

    Em Goiás, a mídia escrita e falada, divulgou recentemente, as notas obtidas pelos alunos de escolas estaduais e municipais. Abaixaram, na avaliação realizada pelo MEC. Isso mostra o descompromisso com a qualidade desse bem público que é o ensino. Os discursos revelando melhorias localizadas, ao contrário, não passam de retóricas.

ii.                Partidos políticos

     O pessoal filiado a partidos da “base” se distribui na ocupação dos mais diferentes cargos políticos administrativos. Assim, participam   em grupo das diferentes ações orquestradas no serviço. Nas indicações aos cargos há preocupação com ideologias partidárias e deixa a desejar, em alguns casos,  a   competência no trabalho.

iii.             Prejuízos

    Entende-se que a produção seria  maior, em termos de benefícios para a população, no caso de haver o suprapartidarismo. As coligações partidárias, de uma forma ou de outra, dificulta a livre indicação  de recursos humanos técnico, aos diversos empregos que estimulam as áreas sociais. A escola é diretamente  atingida.

iv.               Planejamento

    É importante que modelo de funcionamento na administração privilegie o planejamento. Os Planos de Carreira precisam de revisão, além de sua implantação. No caso do docente universitário federal doutor, torna-se temerário é injusto, ingressar como adjunto, saltando classes  importante como, Assistente, por exemplo.

v.            Competência

    Um colega não encontrou emprego depois de busca exaustiva. Somente após ingressar em partido político conseguiu indicação elogiosa para um cargo público que assumiu contrariado. Não houve alternativa! Esclareceu que ainda obteria o trabalho em função da sua qualificação e demais esforços desenvolvidos na sua profissão de professor.

vi.               Valorização do trabalho

    A votação no regime político brasileiro envolve a idéia da mudança salutar. A renovação é o descarte da mesmice. A Alemanha e a Inglaterra valorizaram o trabalhador, incluindo o professor e se transformaram em grandes potencias mundiais. No Brasil os  projetos destinados as áreas sociais, conforme as manifestações de rua não progrediram.