segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MINAS DE OURO PARA AS ÁREAS SOCIAIS



i.                  Corrupção

OBSERVE que na política, a corrupção é sistêmica e a tradição mostra que ela faz parte dos “usos e costumes”. Infelizmente, acredita-se que esta situação é uma razão da oferta ruim à população, dos serviços sociais como: educação, saúde, transporte, segurança, etc. Os casos escandalosos são difíceis de apurar e deixam a desejar no que se refere aos esclarecimentos.

ii.              Solução para  a discriminação

OBSERVE que é bastante improvável, a solução breve dessas condições precárias. Daí é que justificam, por enquanto, a criação das cotas para o ensino superior e para os concursos públicos. Imputa-se outra razão: à ocorrência da discriminação quanto à cor, raça, religião, etc. Nelson Mandela afirma que o ensino é o caminho para solucionar essa dificuldade prejudicial a todos.

iii.           Importância da escola

OBSERVE que se houvesse prioridade para o ensino público nos três níveis, sendo a qualidade da oferta indubitavelmente boa, dessa vez haveria maiores possiblidades de uma melhoria geral das condições de vida da população. Se assim não fosse, o programa de qualificação  para formar graduados, mestres e doutores, por exemplo, teria que ser abandonado.

iv.              Ouro para o povo

OBSERVE que o ouro abundante no Brasil foi descoberto através da mineração. Infelizmente, a maior parte do seu valor, não foi revertida para a população. Observe a enorme riqueza descoberta na Amazônia, sobre a biodiversidade.  Também não foi transferida ao povo. Falta, no entanto, explorar e descobrir as veias de ouro que o ensino de qualidade pode originar.

v.                 Lei oportuna

OBSERVE que na corrupção, desde eras remotas, mudam-se os figurantes, mas os fatos infelizes continuam. Envolvem principalmente, aqueles que decidem labutar na política.  Será que esse delito nocivo à melhoria das áreas sociais, permanece intermitente, devido à dificuldade apresentada pelo judiciário em julgar e aplicar a Lei,  oportunamente?

vi.              Elevar a qualidade

OBSERVE se os recursos do pré-sal para educação e saúde, são suficientes? Chegarão onde precisa? Na  segurança, seria útil girar uma metralhadora, atirando para todos os lados? Porque não há nesse caso, nem mesmo indicação da origem dos recursos? O populismo na política é usado para esclarecer a população e  conduzir os benefícios visando alterar uma situação ruim?

sábado, 16 de novembro de 2013

APOIO AO ENSINO FUNDAMENTAL



i.                  Ensino fundamental

Em artigos anteriores foi destacado o ensino fundamental que ainda aguarda socorro das autoridades. Muito claro se torna a necessidade desse nível de ensino ser auxiliado pelo governo federal. O Congresso Nacional pode estimular o cuidado especial, a fim de aproveitar o potencial que o país possui. Essa reflexão entende que não é de interesse abandonar o ensino básico.

ii.              Municípios diferentes

Observe a irregularidade da oferta desse serviço à população, pelos diversos municípios brasileiros. Alguns apresentam condições e também diretrizes politicas que favorecem a rede de escolas. Outros municípios, com menor disposição de recursos, mostram condições precárias gerando a desigualdade que conduz aos diversos infortúnios que se observa na sociedade.

iii.           Carreira

Quanto à valorização profissional do docente, alguns estados através de seus municípios, mostram melhores condições que outros. No entanto, todos eles até agora, apresentam planos comuns de baixa  remuneração que não desperta ninguém para dedicar-se à carreira. Até pelo contrário, originam movimentos variados de reivindicação, como as greves.

iv.              Reforma dos ministérios

Vários países do mundo construíram uma estrutura própria para gerir o ensino fundamental. Portanto, essa iniciativa não consiste em nenhuma novidade. Observe que naquelas regiões, a educação deu certo.  Sabem que essa área é estratégica. Sabem inclusive que o ensino superior depende dela. Porque não introduzir o assunto em algum   ministério?

v.                 Carreira

O ciclo básico apoiado dessa vez, por todos e transformado em sua configuração, teria uma carreira docente cuja valorização destaca o professor na comunidade. Haveria de servir de modelo para os demais segmentos do ensino. Seria obrigatório o cumprimento de atividades do magistério, para ascensão ou remuneração, em qualquer nível  que se esteja.

vi.              Projetos

O antigo arquetipo de fazer politica, i.e., a oposição e a situação, acusando-se mutuamente, procurando a desvalorização  política, um do outro, nos locais de debates e demais oportunidades possíveis, não consiste no trabalho que o povo espera. Aguardam-se projetos construtivos como proposições que podem ser colocadas em prática.

vii.          Medidas nacionais

Observe como no Brasil, o mais importante dos três níveis de ensino, acaba sempre sendo  o superior. Essa tendência se expressa claramente quando se adota uma medida nesse segmento. Repercute nacionalmente porque o patrão é o governo federal. Bem diferente das medidas escolares adotadas localmente pelas mais diferentes prefeituras locais.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

COMO PRESCINDIR DAS COTAS



i.                 Novas cotas

Em artigos anteriores destacou-se a adoção do programa de cotas instaurado pelo governo federal.   Recentemente criaram-se cotas novamente para negros e pardos. Dessa vez, em concursos públicos perfazendo um total de 20%  das vagas. Alegam para esse desiderato as razões relacionadas a desigualdades sociais. “A sociedade deve arcar com o prejuízo das discriminações cometidas!”

ii.              Política x benefício social

Torna-se inteligente, diferenciar o procedimento que conduz a instalação de uma medida social, daquele que diz respeito, muito mais, a um viés político com interesse de angariar simpatia para as eleições próximas vindouras. Não é a primeira vez eu isso acontece. Adotam-se medidas benéficas próximo das votações a um determinado segmento de pessoas, raças, credos, etc.

 iii.           Negro com sangue branco europeu.

 O populismo esperto conduz as medidas que podem possuir, aparentemente, mais de um sentido. Sabe-se que o país é constituído por  uma maioria de negros e pardos, que permanece em torno de 51%. Trata-se de assunto muito polêmico devido também à miscigenação grande que ocorre no país.  Alguém da cor negra pode muito bem apresentar  80% de sangue branco europeu.

iv.              Concurso é competência

Além disso, pode-se afirmar que o termo: “concurso público,” significa seleção por competência e não se relaciona com a escolha devido à raça, cor ou coisa do tipo. São inúmeras as vantagens que se obtém quando o produto trabalhado é obtido a partir da competência, como a otimização e agilidade dos processos1, por exemplo.

v.                 O que é ser pardo?

Alguns países como os Estados Unidos, adotam o sistema de cotas para diversos assuntos. Elas existem até mesmo para aqueles que pretendem fazer o curso onde se obtém o título de Ph.D. Há ainda a cota para latinos, etc. É bem verdade que os percentuais utilizados são bem menores. Pela Lei do Estado do Rio Grade do Sul, são negros ou pardos aqueles que assim se declararem2.

vi.              O poder é do povo

Nesse artigo simples, entende-se que toda essa questão seria solucionada se fossem dirigidos esforços governamentais para solucionar a dificuldade relativa aos benefícios sociais como saúde, educação, transporte, etc. Um projeto de educação nacional, por exemplo, que se originasse da discussão com o povo. Que apresentasse os anseios de melhoria da população. O gigante ainda dorme nesse sentido.

 Referencias

1http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/vantagens-da-implantacao-da-gestao-por-competencias/32274/

2http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/consultoria_internafaq/id_pergunta=6500/consultoria_internafaq.shtml

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A DENGUE PIOROU



i.                  Aumento de casos

 O número de infectados com o vírus da dengue, que apresenta quatro  formas, somente em Goiânia, que é uma capital com  mais de hum milhão e trezentos mil habitantes1. Possui ainda oitenta anos de fundação, distando duzentos quilômetros de Brasília. Está  situada no Centro Oeste do Brasil.  Em 2012, houve cerca de treze mil pessoas contaminadas. Já em 2013, ocorreu  mais de cinquenta mil registros da doença.

 
ii.                 Sintomas

 A Dengue,  virose endêmica, é transmitida pelo mosquito hematófago (pernilongo) que causa febre, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça e vermelhidão na pele, inviabiliza o doente para o trabalho por, aproximadamente, sete dias ou mais. Apresenta ainda como caraterística, um nível baixo na contagem de plaquetas no sangue, quando se faz o exame  chamado hemograma.

 
iii.              Serviços sociais obrigatórios

 Muito evidente se torna que uma das causas da elevação do número de infectados se deve as questões relacionadas à qualidade da educação, saúde, transporte, segurança e condições gerais de vida da população. O povo é o principal responsável pelo primeiro combate à doença. Assim o faria e muito bem, se houvesse há muito tempo atrás, a disponibilidade dos recursos públicos  garantindo os benefícios  acima citados.

 
iv.              Locais de acúmulo de água

 
 O comportamento básico para prevenção é não deixar água parada em qualquer  recipiente ou local que seja2. Somente em Aparecida de Goiânia, grande cidade limítrofe de Goiânia, a vigilância sanitária recolheu dias atrás, centenas de pneus  descartados  nas ruas e terrenos baldios. Além disso, note que  as milhares de flores  conduzidas ao cemitério no feriado de finados, são  envolvidas em sacos plásticos que acumulam água.

 
v.                 Coligações

 
Óbvio que as coligações partidárias, bem conhecidas,  contribuem para a situação de alto risco  da saúde.  Inibem a livre escolha na eleição e dificultam o regime democrático. Há perda da liberdade de pensamento. Além disso, a justiça deve  robustecer-se. Agir rapidamente, inclusive nos casos de corrupção, sob pena de não se levar o país a sério. Um julgamento que leva quinze anos, quem acredita?

 
vi.              Aumento de incidência

 
Uma dificuldade dessa doença é a falta de tratamento. Atualmente há medicação somente para aliviar os sintomas. Felizmente, uma vacina  se encontra em fase final de testes, em algumas capitais brasileiras3. Os resultados serão comparados com aqueles obtidos em outros países, onde há também regiões endêmicas. No entanto, a verdade é que a incidência no Brasil vem aumentando muito, de ano para ano.

Referencias 

 1 -http://www.sindmetalgo.com.br/s/ultimas/goiania-tem-1-3-milhao-de-habitantes-de-acordo-com-estimativa-do-ibge

 
2-http://www.combateadengue.com.br/prevencao-da-dengue/

 
3=http://g1.globo.com/luta-contra-a-dengue/noticia/2011/10/vacina-contra-dengue-e-testada-em-cinco-capitais-brasileiras.html