quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NÃO BASTA SOMENTE CRITICAR A EDUCAÇÃO RUIM

         O que é preciso para elevar a qualidade da educação oferecida à população por força de lei? Não basta somente criticar porque o problema é complexo e de solução difícil. A crítica, por si, contribui pouco para a melhoria. Não vai desencadear os mecanismos necessários para modificação da situação ruim. 
        Os interesses de grupos que assumem o poder são fortes e dirigidos para outros assuntos. E o pior, a principal interessada, a sociedade, principalmente os menos favorecidos, também não desenvolvem trabalho nesse sentido porque não compreendem a forma de funcionar dessa triste realidade.                                  
Trabalhei durante o correspondente a 37 anos em universidade pública, assumindo vários cargos de administração durante muitos anos em regime de dedicação exclusiva. Tive a oportunidade de observar durante todo esse tempo, somente uma vez, um rápido e curto processo de fiscalização da qualidade do trabalho do professor, por auditores fiscais do MEC. Em outras palavras, é preciso promover muito mais esses exercícios de auditagem, tornando-os rotineiros. Dessa maneira, forma-se um clima salutar ao trabalho de qualidade que é esperado por todos.
         Além disso, é importante aperfeiçoar o controle legislativo que dispõe sobre o tema. O detalhamento dos procedimentos legais a serem assumidos pelo pessoal da educação, com a escola incluída na discussão relativa à elaboração das Leis, contribuiria sobremaneira. Por exemplo, não seria vantajoso para a comunidade exigir mais rigor na qualidade do quadro docente dos três níveis de ensino? Nesse caso não seria preciso adoção dos procedimentos de valorização da carreira?
         O mecanismo mais importante a ser desenvolvido visando atingir a qualidade na educação, diz respeito à cobrança da sociedade que deve apresentar a sua demanda aos governantes. Esse procedimento parece ser o mais difícil, tornando-se o maior entrave. Devido a questões culturais, dentre outras, não há organização suficiente que garanta o hábito de participar das decisões na escola e nem de imputar responsabilidade ou cobrar os procedimentos de melhoria daqueles que assumem os diferentes cargos administrativos.                                                      
São os diferentes segmentos representativos da sociedade organizada, que poderiam apresentar iniciativas objetivando iniciar, ampliar e financiar a promoção das relações entre si, visando estabelecer e manter um plano de ação conjunto, interrompendo a ineficácia existente.                                               
  As Associações de Classe, através de moção de apoio e pelo uso da descentralização dos trabalhos que seriam suprapartidários, designariam alguns de seus filiados interessados em criar a “frente pró-qualidade” que buscaria as diferentes causas, maiores e menores do ensino ruim. Estaria, portanto, criado pela sociedade um instrumento ativo de acompanhamento da oferta de ensino para todos.                           
 A concentração de forças dirigidas em um mesmo sentido e  oriundas das diferentes organizações classistas, teria condições plenas de obtenção de bons resultados na solicitação de melhorias e na re-organização geral da educação. Se houver pedidos provenientes dos usuários de diferentes segmentos da sociedade e que por sua vez, mantém um trabalho de vigilância permanente, acredita-se que as autoridades competentes se esforçariam muito mais no atendimento das modificações necessárias.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DADOS SOBRE A EDUCAÇÃO

i.               O país precisa construir 25 bibliotecas por dia durante
10 anos para ter ao menos uma por escola1.
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ii.              As crianças que se encontram no 6º ano do ensino fundamental  não dominam a habilidade de ler e escrever2.

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iii.             Todos  que atuam na educação recebem baixos salários2.

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iv.            Para cada 100 alunos que entram na primeira série, somente 11 chegam à universidade2.

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v.             O  brasileiro não demanda educação de qualidade. Os pais ainda não descobriram que a escola pública é péssima3.

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vi.            Há muito que a educação brasileira é precária. Os projetos criados para superar as falhas também são ineficazes4.

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vii.             A preparação de professores não é eficiente, e muitos chegam à sala de aula sem o suporte necessário5.

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viii.           Alternativas? Investir na valorização dos professores e rever a função da escola que deve estar no debate6.

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ix.            Ninguém se abala com o reduzido recurso à cultura. Além do mais, está muito mofado o movimento da classe7.

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x.             A opinião dos brasileiros quanto à educação aborda o principal problema apontado: a baixa qualidade do ensino8.
Referências:




domingo, 24 de fevereiro de 2013

PODER PÚBLICO NEGLIGENCIA A EDUCAÇÃO


         Houve recentemente, de forma antecipada, (um ano e sete meses para a votação), o lançamento de candidatura à presidência do país. Elevaram-se os valores da bolsa família “para acabar com os índices de miserabilidade”. Adquiriu-se armamento pesado na Rússia, gastando elevados valores “para maior proteção nas Olimpíadas”. Li não sei onde, mas dizem que: despreparado não é quem acredita e sim quem mente. Triste realidade! A renovação dos governantes no regime democrático é vantajosa por algumas razões, entre as quais, a diminuição da tendência de  acomodação.
                  O que se colhe hoje é o que se plantou ontem.  Um joga o assunto para o outro e não se observa, até o momento, um projeto em desenvolvimento que retire o país da situação ruim, referente à qualidade da educação nos três níveis de ensino.                                        
Leia a seguir  as declarações freqüentes que atestam a situação sobre a educação, de norte a sul:
i.        “A negligência das administrações anteriores atrasou a ampliação da rede municipal de ensino de Londrina. Sem a ampliação da rede municipal de ensino, surgiu o problema da falta de salas de aula1.”
ii.       “O Promotor de Justiça em Fronteiras - PI, Francisco Túlio, instaurou Procedimento de Investigação com o intuito de averiguar negligência por parte do Poder Público local.  Ocorre ausência de professores e de aulas no CEMJA e no CEJA2.”  
iii.      “A  LDB diz que educação  é um direito. Como aceitar que ela seja tratada como mercadoria que se compra e vende? Como aceitar que seja colocada num balcão de comércio, submetendo os cidadãos a um nível de qualidade diferenciado pela quantidade de dinheiro que possuem3?”  
iv.         “Vale acrescentar que qualquer pessoa pode acionar o Poder Judiciário e se for comprovada a negligência do Poder Público na oferta do ensino obrigatório, a autoridade competente poderá ser imputada de crime de responsabilidade3”.

v.      “A Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte negligencia direito de aluno e encerra bolsa PROUNI. O aluno teve sua bolsa  cancelada desde quando assumiu o Diretório Acadêmico e lutar pelos direitos dos alunos. A Faculdade sentiu-se incomodada pelos argumentos cabíveis do aluno4.”

vi       “E quando as professoras são questionadas sobre o porquê da não valorização, destaca-se o seguinte: a) o governo não respeita a categoria; b) os baixos salários e as condições de trabalho ruins expressam essa desvalorização; c) a sociedade também desqualifica o professor5.”

vii      “Cara, alerta que há aspectos não contemplados no PNE 2011-2020. A meta 4, voltada aos deficientes não garante e deve garantir a matrícula na rede regular de ensino. Já a meta 7, da qualidade da educação básica, é contraditória. Indica cinco critérios diferentes para mensurar a qualidade do ensino6.”

viii.    “Acrescentando que apenas um terço das metas do último PNE foi cumprido. Havia metas que eram simplesmente produzir um relatório e mesmo assim não foram cumpridas. Isso é causado por falta de compromisso dos governos, falta de acompanhamento social e baixo financiamento6”.

ix.      “Os prefeitos dos municípios pernambucanos foram pegos de surpresa. O MEC descontou no repasse do Fundeb uma quantia imensa de recursos. Ficaram sem dinheiro para pagar a educação. O imbróglio, que ainda não tem solução aparente, se continuar, vai atingir milhares de professores, servidores e alunos7.”

x. Imagens que falam por si: à esquerda, mictório em escola de Natal-RN. Centro, biblioteca fechada com acervo de livros em caixas no chão. À direita, janela arrombada para depredação8.




Referencias:
1.    http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteúdo
8.    http://blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha/

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESTAQUE DE OPINIÕES SOBRE A EDUCAÇÃO

         A educação ofertada ao povo pelo serviço público deixa a desejar. Os gestores políticos teimam em adotar projetos que promovem melhorias lentas, inacabadas e insuficientes. Essa disposição política de trazer dificuldades e empecilhos para a educação é reportada diariamente e de várias formas. São  profissionais conscientes de seus deveres para com o próximo e para com um país melhor, saudável, culto e produtor, que procuram de alguma forma, esclarecer a comunidade. Veja a seguir algumas das fartas afirmações a respeito:

i.                                           “O Brasil continua a importar bacalhau seco e as leis. Bacalhau importado que amenize o árduo labor de produzir alimentos para a sua rica variedade culinários no fértil solo nacional. As leis importadas contornam e evitam o dolorido ato de ler e de pensar1.”

ii.                  Em janeiro de 2013, Goiânia sofreu uma epidemia de dengue. Foram reportados na imprensa, 378 casos por dia. Devido à educação ruim ou ausente, não houve ainda associação  entre a doença e o meio ambiente2.

iii.                “Sabemos a muito que a educação brasileira é precária. Ainda mais a pública. E isso é conseqüência de uma série de fatores. O sistema educacional brasileiro é falho, e os projetos criados para tentar superar as falhas também são ineficazes3.”

iv.                 “Entre as causas do problema estão à falta de qualidade das escolas, aliada a professores mal preparados e mal remunerados, além do tempo reduzido em que o aluno fica na escola cerca de 4 horas por dia4.”

v.                   “Infelizmente, eu tenho alunos desmotivados com a educação, que trazem depoimentos horríveis a respeito das condições físicas da escola e da violência. Como não tenho visto uma proposta de ampla melhoria da educação, estou preocupadíssima com essa indiferença ao caos que está manifesto dentro das escolas públicas5!”
vi.                 “Economicamente ou culturalmente, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade da mesma. De acordo com pesquisas realizadas pela Unesco,  “ (..) mais de 100 milhões de crianças, das quais 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário e (..) 6

vii.               “A maior dificuldade de se ter um ensino de qualidade nas escolas públicas é, sem dúvida, a fragmentação da gestão pública na educação. É o município sendo responsável, que muitos não o são, do ensino fundamental, o estado cuida muito mal do médio e o ensino superior abandonado7.”

viii.             “Isadora Faber, 13 anos, aluna do sétimo ano da municipal Maria Tomázio Coelho, em Santa Catarina passou de anônima a protagonista da luta pela educação de qualidade no Brasil. Essa transição ocorreu ao criar uma página no Facebook, na qual relata as más condições da escola pública em que estuda8.”

“A rede municipal de ensino de Manaus tem 227.118 alunos, nas 492 escolas da cidade. Destas, apenas 262, ou 53,2% passaram por reforma, ampliação ou foram construídas. Mesmo assim, professores e estudantes reclamam da falta de estrutura adequada e de políticas salariais. Segundo os educadores, a precariedade compromete o aprendizado9.”

“Este é um daqueles problemas brasileiros que todos os diagnósticos já foram publicados assim como todos os prognósticos. Todas as causas e os efeitos são totalmente conhecidos, mas a cada dia que passa só piora e, de novidade, só as justificativas banais das autoridades e algumas medidas exóticas para camuflar a gravidade do problema10.”

         É muito fácil pesquisar a opinião daqueles que apresentam um mínimo de conhecimentos, sobre a educação em qualquer lugar que seja no país. Até mesmo políticos e demais responsáveis, alegam que falta muito para atingir os índices mínimos aceitáveis de qualidade. Seria proveitosa, portanto, a criação pela comunidade, de uma Comissão Permanente visando analisar as razões pela quais a Lei Federal falha ao dispor sobre o assunto. O levantamento de dados oficiais a partir da coletividade e os encaminhamentos devidos poderiam contribuir sobremaneira.

Referências:



domingo, 3 de fevereiro de 2013

PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

         Dados divulgados na imprensa informam que os professores estaduais em Goiás, vinculados ao quadro permanente, faltam com freqüência às aulas. Informam ainda que a evasão escolar, como índice de controle de qualidade,  mostra a repetência como causa significante.     
                    Infelizmente, li não sei aonde, que no Brasil o ensino médio surgiu primeiro que o fundamental. As universidades federais recebem uma dotação orçamentária, maior do que o ensino médio e fundamental. Esses níveis de ensino, por sua vez, estão sob a responsabilidade do estado e do município, respectivamente.
         Em artigo publicado anteriormente, sugiro que os docentes percebam salário melhor, que permita viver com dignidade, através de carreira unificada e federalizada. Dessa forma, evitar-se-á um quadro docente de má qualidade e também a questão associada às condições ruins de infra-estrutura.
         Haveria aceleração do desenvolvimento no país, pela aceleração da melhoria do ensino público. Haveria até mesmo, a criação da carreira para o funcionário administrativo.  Ora, Haveria também avaliação do trabalho docente, além da realização de cursos de atualização e aperfeiçoamento.
         Os sindicatos precisam definir uma política de ação despojada de partidarismos e corporativismos. Contribuiriam também se estimulassem os procedimentos de avaliação  relacionados à qualificação e  atualização permanente.
         A baixa escolaridade existente no Brasil, em decorrência  da  melhoria lenta da qualidade do ensino gratuito, é responsável pelo crescimento inadequado. O país não se encontra entre aqueles desenvolvidos do mundo. Não agrega valores à produção e em conseqüência, produz rendimentos reduzidos

Referencias:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090604_economist_educacao_cq.shtml

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA EDUCAÇÃO DE MÁ QUALIDADE


O gestor que assume um cargo público, através de votação, é um empregado do povo. Um representante da opinião coletiva sobre temas como saúde, segurança, e educação.
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ii.                 No caso acima, não deve prevalecer à opinião individual. A “coisa” pública não pode ser misturada com a particular.  Até os dias de hoje, esse assunto interfere no plano de gestão do executivo.

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iii.                Em janeiro de 2013, Goiânia sofreu uma epidemia de dengue. Foram 378 casos por dia. Devido à educação ruim ou ausente, não houve ainda associação  entre a doença e o meio ambiente.

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iv.                Após o sufrágio eleitoral direto, o partido eleito aparelha o governo. Se não houver mudança dessa cultura, a política pública destinada à escolaridade gratuita, dificilmente modifica.

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v.                 A  moradia construída sem planejamento,  na periferia de grandes cidades e soterrada a cada chuva que cai, é também conseqüência da política equivocada que determina as vagas insuficiente nas escolas.

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vi.                O sistema de acesso ao ensino é ruim. As “panelas” (grupinhos) criadas em todas as áreas sociais, deixam a desejar na igualdade de oportunidades. O escola de qualidade é ofertada para poucos.

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vii.               Delegados, promotores e juízes recebem o auxílio moradia.  O professor nem sequer possui uma carreira com data base. É fácil observar que a maioria da classe manifesta insatisfação com o trabalho.

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viii.               O salário ruim desmotiva o docente que não acompanha as modificações culturais e técnicas que ocorrem na sociedade. Esse fato promove a defasagem da realidade com o  ensino gratuito.

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ix.                Seria muito útil se o sistema educacional fosse independente das eleições. Alguns eleitos preferem construções que saltam aos olhos, como os ginásios de esportes e não investem na educação.

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x.                            O povo não se manifesta, o governo mostra descaso e os docentes não se interessam. A qualidade do ensino entra em um ciclo vicioso que somente será  interrompido se houver  interferência.