sexta-feira, 28 de outubro de 2011

INFELIZMENTE NA EDUCAÇÃO............

1       INFELIZMENTE, enquanto o governo atual envolveu-se mensalmente com denúncias escandalosas de desvio de grandes somas do erário público principalmente a partir do alto escalão, com intensa cobertura da mídia, a educação continua muito ruim nos seus três níveis, desleixada que foi pelas administrações anteriores.
2       INFELIZMENTE no país, o povo não foi contemplado com educação de qualidade. Houve exploração exaustiva de projetos que atenuava a questão. A propaganda intensa procurou angariar benefícios políticos. No entanto, o desafio principal nunca foi  enfrentado.
3       INFELIZMENTE, os interesses do povo, foram sobrepostos pelos interesses  políticos. Os partidos aparelham as instituições em geral, incluindo as escolas. É lastimável a situação precária da educação abandonada e que a mídia, descreve repetidamente, envolvendo  a influência dos gestores plantonistas.
4       INFELIZMENTE, a política de estado não prevaleceu sobre a  regional. Os ensinos fundamental, médio e superior, são ministrados de forma separada e independente. Não é segredo que a escola pública apresenta diversas dificuldades para funcionamento. Quando o prédio é  novo ou reformado, emergem os embaraços de infra-estrutura, laboratórios e docentes.
5       INFELIZMENTE, o interesse para modificação da realidade é quase nenhum. Faltam professores qualificados, por exemplo, na  matemática, química, física e biologia. Pior ainda é que o salário aviltado  do docente coloca-o, hoje em dia, no grupo dos excluídos.
6       INFELIZMENTE, não há em aplicação, um plano de educação que independa do governo plantonista. O assunto entrou na vala comum do jogo político. Restou então o ensino fundamental e médio sem qualidade e desacreditados. Restou o salário irrisório do trabalho docente. Restou um ensino superior elitista com acesso  franqueado a poucos.
7       INFELIZMENTE, os sindicatos que são aparelhados, em geral, possuem alas de ativistas associados que apresentam alinhamento político. Formam coligações e compõe a base de apoio ao governo. As propostas encaminhadas dessas entidades revelam também o caráter atenuante. Contribuem assim, para a firmeza e manutenção da situação de forma duradoura. Se o sindicato é de oposição e conta com aparelhamento completo, nesse caso,  fortalece os partidos e/ou facções políticas que lhe deram origem.
8       INFELIZMENTE, o Enem é o vestibular antigo que exprime mais uma medida atenuante e dispendiosa. Veja o vazamento  anual rotineiro de provas. Pasmem que a maioria do potencial humano jovem do país, até o presente dia, permanece sem acesso ao ensino superior  federal.  As vagas dos cursos  mais procurados, são destinadas à elite, que possui o ensino básico de qualidade e que NÃO se encontra  à disposição do povo.
9       INFELIZMENTE, a situação de opressão em que vive os menos favorecidos, estabelece a barreira que impede o crescimento. A universidade gratuita para RESOLVER e não somente atenuar a questão do acesso, além de maior aporte de recursos, precisará alterar a concepção interna do ciclo de ensino. Precisará criar  oficinas de recuperação. Precisará abrir vagas para todo interessado que demonstrar condições MÍNIMAS de preparação.  
10.    INFELIZMENTE, as constatações deste artigo, são bem conhecidas dos segmentos esclarecidos. Os interesses  partidários, governamentais e pessoais, inibem a modificação que desencadeia o crescimento geral com  melhoria significativa da condição de vida. Tem-se muito ainda que aprender com o regime democrático. É crucial o cuidado em quem lançar para ser  candidato.  Mais crucial ainda é decidir  quem  será votado.
11. INFELIZMENTE,  o povo é agredido quando se  divulga a tese de que a universidade não é para todos.  Constrói-se país afora escolas técnicas de nível médio que não são suficientes. Indicam esse caminho para a maioria “sem vaga” na universidade. Essa opção deveria ser apresentada para que se possa decidir livremente e não porque não há alternativa. Porque o ensino superior para uns e para outros somente o nível secundário?